Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, usa terno rosa em evento com Mourão #boato

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, usa terno rosa em evento com Mourão #boato

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, usa terno rosa em evento com Mourão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), usa terno rosa em evento com o vice-presidente Hamilton Mourão. 

De coronavírus a famosos, tem espaço para tudo no mundo das fakes news. Não importa, se você é uma figura pública, se ainda não foi, será protagonista de algum boato que circula por aí. Por aqui, no Boatos.org, uma centena de políticos já se envolveram em balelas online. Na história de hoje, o protagonista é o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

A informação que circula pela internet aponta que o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, usou um terno cor de rosa durante um evento oficial com o vice-presidente Hamilton Mourão. A prova estaria na imagem do governador durante o evento. “Outubro Rosa – governador do RS  a rigor. Ache o governador do Rio Grande do Sul”, diz uma das mensagens. 

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, usa terno rosa em evento com Mourão?

A imagem fez sucesso na internet e muita gente acreditou que o governador estava dando uma força ao Outubro Rosa. Só que mentira tem perna curta e não demorou muito para a história se transformar em #boato, já que a imagem não passa de uma montagem.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O texto não deixa enganar, vago, alarmista e sem datas e fontes confiáveis. Sem contar que, ao buscar mais informações sobre o assunto, não encontramos nada sobre as vestimentas em fontes confiáveis.

Mas não é só isso: aqui, no Boatos.org, é comum aparecerem boatos envolvendo governadores. Isso aconteceu no caso do governador do Distrito Federal, Piauí, Pará, Ceará, Maranhão, Rio de Janeiro e muitos outros.

Tá, mas e a foto? Depois de vasculhar a internet, descobrimos a origem da imagem. Pois bem, a imagem foi registrada durante a cerimônia de troca no Comando Militar do Sul. Mais uma googlada e chegamos ao vídeo da cerimônia e, como você pode imaginar, o governador não estava de rosa. A partir do minuto 59:45 do vídeo, é possível ver o governador Eduardo Leite com um terno preto. Confira no vídeo:

Como as mentes brilhantes não têm limites, no meio da apuração, encontramos um outro boato. Na época, algumas publicações apontavam que o governador teria ficado com de braços cruzados durante a execução do Hino Nacional.

Pois bem, não precisamos ir muito longe, já que o mesmo vídeo também mostra o momento em que o Hino Nacional é executado e, obviamente, o governador não cruza os braços. Veja no minuto 35 do vídeo:

Então, depois de matar dois coelhos com uma cajadada só: podemos afirmar que o governador Eduardo Leite não estava de rosa e tampouco cruzou os braços na hora do Hino Nacional. Ou seja, só resta dizer que é tudo #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK