Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Eduardo Bolsonaro alerta que intervenção militar será divulgada por meio de pronunciamento oficial #boato

Eduardo Bolsonaro alerta que intervenção militar será divulgada por meio de pronunciamento oficial #boato

Eduardo Bolsonaro alerta que intervenção militar será divulgada por meio de pronunciamento oficial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Cansado de fake news, Eduardo Bolsonaro dez um alerta apontando que a “notícia que todos esperam” (a intervenção militar) será dada através de um pronunciamento oficial.

O que não tem faltado na Internet nos últimos dias é fake news sobre documentos, decretos e anúncios que representariam a intervenção militar com Bolsonaro no poder. Isso tem irritado até alguns bolsonaristas.

No meio disso, uma mensagem “de alerta” atribuída a Eduardo Bolsonaro (filho do presidente Jair Bolsonaro) começou a circular na Internet.

No texto, há um alerta para não se acreditar em tudo que é vazado em redes sociais. Mais do que isso: foi dito que o anúncio da intervenção militar (apontado como a “notícia que tanto esperamos”) seria feito em um pronunciamento oficial. Leia a mensagem que circula online:

EDUARDO BOLSONARO [OFICIAL] Eliane Gonçalves Agora mesmo ALERTA ATENÇÃO!!!!!!! Notícias importantes NÃO serão dadas por qualquer pessoa, e sim por CANAIS OFICIAIS do governo. Nada irá vazar, tudo será público, pois precisa ser publicado no diário oficial. A notícia que tanto esperamos será feita através de pronunciamento, devido seu grau de importância.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não deem atenção a canais que dizem saber de alguma coisa, é mentira. Melhor nem seguir esse tipo de gente. Não deem atenção para vídeos de pessoas dizendo que presidente decretou isso ou aquilo, qdo houver um decreto 10 publica-se em diário oficial, isso é serviço público. Não deem crédito a documentos enviados por qualquer pessoa. Documentos oficiais serão publicados nas redes sociais do MINISTERIO DA DEFESA.

Eduardo Bolsonaro alerta que intervenção militar será divulgada por meio de pronunciamento oficial?

De um lado, a mensagem até tem um lado sóbrio (afinal, é fato que não devemos acreditar em tudo que circula na Internet). De outro, ela ainda carrega o caráter golpista. Independentemente disso, uma coisa é fato: o tal alerta não foi feito por Eduardo Bolsonaro.

O histórico de boatos de declarações atribuídas a figuras políticas brasileiras já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Já desmentimos, por exemplo, um texto sobre “orientações de Bolsonaro” que também já foi atribuído a Lula. Outro dia, também, desmentimos um texto falsamente atribuído ao comentarista político Caio Coppolla.

Ao olhar o print da suposta declaração de Eduardo Bolsonaro, já sabíamos exatamente do que se tratava. Se você notar, abaixo do Eduardo Bolsonaro oficial há o nome Eliane Gonçalves. Foi aí que percebemos que, na realidade, o texto foi escrito por uma internauta em um grupo de admiradores do filho do presidente.

Ao procurar nas redes sociais de Eduardo Bolsonaro, nada encontramos sobre o tal alerta. Ou seja: a história brotou na internet e foi compartilhada como uma fala do “filho do presidente”.

Resumindo: não procede a informação que aponta que Eduardo Bolsonaro fez um alerta em redes sociais e disse que a intervenção militar será feita em um anúncio oficial. Trata-se de mais uma fake news de fala falsamente atribuída a uma figura famosa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso