Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula dá orientação para todos os brasileiros ignorarem os partidos da “nova política” #boato

Lula dá orientação para todos os brasileiros ignorarem os partidos da “nova política” #boato

Lula dá orientação para todos os brasileiros ignorarem os partidos da “nova política”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A mais nova orientação do ex-presidente Lula para todos os brasileiros é de que os partidos da nova política sejam ignorados. Para tanto, ele escreveu uma mensagem.

Não são poucas as vezes que falamos que algumas notícias falsas lá da época das eleições de 2018 tem voltado a circular agora em 2022. No caso de hoje, há um “plus”. A mensagem está circulando e sendo direcionada a um grupo político diferente do original.

Trata-se de um texto que seria uma “orientação do presidente Lula”. Na mensagem, o ex-presidente teria pedido para que se ignore os “partidos da nova política”, que se evitem discussões na internet e termina o texto com a seguinte frase: “AS PESSOAS ACIMA DE TUDO ! SOLIDARIEDADE E JUSTIÇA SOCIAL ACIMA DE TODOS”. Leia o texto que circula por aí:

ACABO de RECEBER !! “Orientação do Presidente Lula”. – Para todos os Brasileiros: Os Partidos da “nova política” (que só mentem, disseminam ódio e entregam o patrimônio da nação a preço de bananas) planejam realizar manifestações em todo o BRASIL. – A principal finalidade é a provocação, gerar o descrédito das autoridades e perturbar a ordem.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

– Vocês que são Brasileiros do bem, façam o seguinte: …NÃO filmem os eventos, …NÃO repassem o que receberem, …NÃO encaminhem para ninguém. …NÃO postem nada sobre o antipresidente (que não trabalha), charge, brincadeiras, críticas e elogios. -Apaguem a propaganda miliciana, force-os a fazerem suas próprias Propagandas para si mesmos, gastando do dinheiro e não usando suas PÁGINAS em favor deles. -Falemos e vamos fazer compartilhamento somente de quem defende os interesses da maioria e vai voltar a tratar as pessoss com respeito o brasileiro, divulgando as obras dis governos Lula & Dilma, o belo crescimento econômico da época, as dezenas de faculdades gratuitas criadas por todo país, a confiança dos investidores em nossa economia. – Quebrem a rede de difusão do mal.

NÃO DISCUTAM. NÃO CRIEM ECO. – IGNORE-OS NAS SUAS REDES, OCULTANDO-OS E EXCLUINDO. -NÃO FAÇAM COMENTÁRIOS. -As Redes Sociais só funcionarão como uma mídia de divulgação para eles se assim o permitirmos. -Trate-os como se não existissem.

-Eles só ganham força se tiverem contrapontos, discussões, divulgação, compartilhamento e encaminhamento de mensagens. -Não caiam na armadilha de disseminar o ódio quebrando a corrente da indiferença. – Para eles, Deus, o País, a Família, os Valores Morais e Cristãos são coisas sem nenhum sentido, que eles só usam pra explorar as pessoas de boa fé.

NÃO DÊ ECO! -Eles Cairão por Si Só ! -Ignore-os ! -Repassem essa Mensagem em todas as suas Redes Sociais e entre Grupos e Amigos. AS PESSOAS ACIMA DE TUDO ! SOLIDARIEDADE E JUSTIÇA SOCIAL ACIMA DE TODOS !

Lula dá orientação para todos os brasileiros ignorarem os partidos da “nova política”?

Não demorou muito para a mensagem se espalhar com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que sugere o texto, Lula não escreveu nenhuma mensagem com “orientações às pessoas”.

Na realidade, essa mensagem foi desmentida aqui pelo Boatos.org no final de 2018. As únicas diferenças da mensagem de hoje e de outrora estão no suposto emissor da mensagem (na época, era dito que o texto era do presidente Jair Bolsonaro) e no tom do texto (na época era direcionado a simpatizantes de Bolsonaro).

Assim como no caso de Bolsonaro, a mensagem atribuída a Lula nada mais é do que um texto que brotou na internet (texto que, por sinal, tem características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem o autor do texto) e só depois foi atribuído a Lula.

Ao buscar por declarações de Lula neste sentido, nada encontramos. Em nenhum momento, por exemplo, ele chama simpatizantes de Bolsonaro de “nova política” e, muito menos, falou sobre “pessoas acima de tudo, solidariedade e justiça social acima de todos” (frase que seria, no mínimo, um plágio).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula escreveu um texto com “orientações” ao “povo brasileiro”. O texto nada mais é do que uma versão “petista” de uma fake news que circulou entre bolsonaristas há alguns anos.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: