Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Dilma foi assaltante de banco na época da Ditadura #boato

Dilma foi assaltante de banco na época da Ditadura #boato

Dilma foi assaltante de banco na época da Ditadura, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A ex-presidente Dilma Rousseff é um exemplo a ser seguido. Ela foi de assaltante de banco a presidente de banco.

A decisão do governo brasileiro de indicar a ex-presidente Dilma Rousseff para a Presidência do banco do bloco Brics fez com que muita gente (da oposição, claro) torcesse o nariz. Neste sentido, uma série de postagens estão circulando online.

Cheias de ironia, as publicações se utilizam de uma imagem da presidente no banco dos réus durante a Ditadura e uma foto recente. Junto às imagens, há a informação que aponta que a ex-presidente seria uma assaltante de banco. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Motivacional! De assaltante de banco a diretora de banco! Se Dilma cresceu na vida, você também pode! Versão 2: E depois de ser uma assaltante de Banco a Dilma ganha o emprego dos sonhos de todos os assaltantes ser o presidente de um Banco com 150 bilhões de dólares em ativos ..a pergunta é será que os países estão de boa com essa situação.. ou o Brasil será o fiador das cacas da Dilma. Versão 3: Nunca desistam! Dilma Roussef passou de assaltante de banco à presidência do Banco do Brics. Tal feito é para poucos. Apenas aqueles que conseguem estocar vento podem alcançar tais conquistas.

Dilma foi assaltante de banco na época da Ditadura?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não faltaram adjetivos, ironias e piadas a respeito da suposta informação. Porém, é falsa a história que aponta que Dilma foi assaltante de bancos durante a Ditadura.

Além das principais características de fake news (como o tom alarmista e a falta de informações em fontes confiáveis que comprovem a história), a mensagem carece de um elemento básico: provas perante à grave acusação.

Não bastasse isso, não é de hoje que fake news que atribuem crimes a figuras famosas circulam online. Já desmentimos, por exemplo, a história falsa que aponta que Ricardo Lewandowski era membro de um grupo armado, que Miriam Leitão assaltou um banco e que a própria Dilma havia pego em armas e matado um soldado no período militar.

A história de hoje é uma “mistura” dos dois últimos boatos citados. Para começar, a foto do julgamento não é relacionada a um julgamento relacionado a assalto de bancos. Na realidade, o julgamento (conforme apresentamos aqui) de Dilma e a condenação eram relacionados à prática de subversão”.

Vale apontar que tanto Dilma como outras pessoas que conviviam com ela ressaltam que a ex-presidente não pegou em armas durante a Ditadura. Além disso, sites de checagem como o Estadão Verifica e Aos Fatos também frisam que a informação sobre assalto é falsa.

Como o ônus da prova é de quem acusa é não temos qualquer prova sobre isso, podemos cravar que a mensagem que aponta que Dilma era uma assaltante de bancos não passa de mais uma fake news que circula online. As mensagens carecem de elementos para terem credibilidade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso