Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Deputado Ênio Braga (PSOL-RJ) cria projeto 1244/2022 que limita munição para vigilantes #boato

Deputado Ênio Braga (PSOL-RJ) cria projeto 1244/2022 que limita munição para vigilantes #boato

Deputado Ênio Braga (PSOL-RJ) cria projeto 12442022 que limita munição para vigilantes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Projeto de lei 1244/2022, de autoria do deputado Ênio Braga (PSOL-RJ), quer limitar duas munições para cada vigilante.

O acesso a armas de fogo tem sido um assunto muito debatido nos últimos anos. Por muito tempo, o controle ao acesso de armamentos e munições foi mais rígido. E ainda assim, armas de uso restrito acabavam na mão de traficantes e pessoas não qualificadas.

Mas desde a eleição do presidente Jair Bolsonaro, as leis sobre o porte de arma vêm sendo flexibilizadas e o acesso à armamentos se tornando cada vez mais fácil. Desde o início da gestão de Bolsonaro, o número de pistolas de fogo liberadas pela Polícia Federal cresceu 170% no Brasil.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que o deputado Ênio Braga (PSOL-RJ) está tentando reverter a situação. Segundo uma publicação, o deputado Ênio Braga teria criado o projeto 1244/2022 , que visa limitar a quantidade de munição para vigilantes. Ainda de acordo com a história, o projeto quer limitar duas munições para cada vigilante, com o intuito de evitar a troca de tiros dentro de estabelecimentos de maior circulação. Confira:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

“Projeto de lei 1244/2022 deputado Enio Braga PSOL-RJ limita até duas munições para cada vigilante em serviço. O projeto visa evitar troca de tiros dentro de bancos, shoppings e locais com maior circulação de pessoas”.

Deputado Ênio Braga (PSOL-RJ) cria projeto 1244/2022 que limita munição para vigilantes?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muitas pessoas revoltadas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e de informações equivocadas sobre o projeto de lei citado.

Ao analisar a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter extremamente alarmista, os erros ortográficos, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre projetos de lei não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o projeto de lei 4257/2018 proibiria pregações ou que se fale em nome de Deus. Também a que indicava que o projeto de lei 4674/2021 proibiria a sinuca por ser considerado um jogo racista e, por fim, a que apontava que o projeto de lei 2469/2021, de João Flores (PT-BA), criaria descontos para homens gays.

Ao procurar por mais informações sobre o projeto de lei 1244/2022, descobrimos que nada tem a ver com a limitação de munições para vigilantes. Na realidade, o projeto de lei 1244/2022 dispõe sobre a isenção do Imposto de Renda de trabalhadores que recebem entre 1 a 3 salários mínimos. Se isso não bastasse, o autor do projeto é o deputado federal José Nelto (PP-GO).

Além disso, não encontramos nenhum deputado do PSOL do Rio de Janeiro com o nome de Ênio Braga. Existem apenas dois deputados do PSOL em exercício na Câmara dos Deputados: o deputado federal Glauber Braga e a deputada federal Talíria Petrone.

Ao procurar pela notícia no site G1, nada encontramos. Com isso, concluímos que isso se trata de um velho truque, onde a pessoa acesso o código fonte da página, edita a página apenas no seu computador, faz um print e publica a imagem como se fosse verdadeira.

Em resumo: a história que diz que o deputado Ênio Braga (PSOL-RJ) teria criado o projeto de lei 1244/2022 que visa limitar duas munições para cada vigilante é falsa! Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que o projeto de lei não tem nada a ver com o que indica a história. Além disso, o autor do projeto é o deputado federal José Nelto (PP-GO). Se isso não bastasse, não existe nenhum deputado Ênio Braga, do PSOL-RJ. Por fim, a tática utilizada pela história é a de acessar o código fonte da página e modificar o título da matéria apenas no computador da pessoa, depois fazer um print e compartilhar a imagem. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: