Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Deltan fugiu para os EUA com dinheiro do Pix que recebeu #boato

Deltan fugiu para os EUA com dinheiro do Pix que recebeu #boato

Deltan fugiu para os EUA com dinheiro do Pix que recebeu, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Após receber dinheiro de Pix, Deltan Dallagnol resolveu fugir para os EUA e vai deixar o Brasil para não ser preso.

Não importa a corrente política, uma coisa é preciso reconhecer: é fato que veículos e perfis simpáticos a Lula estão (provavelmente de forma coordenada) promovendo ataques focados em Deltan Dallagnol e Sérgio Moro. A prova de que boa parte do que os “lavajatistas postam” é alvo de críticas, comentários maldosos e até desinformação está na história de hoje.

Depois que Deltan Dallagnol anunciou que está indo para os Estados Unidos, publicações de sites e perfis em redes sociais começaram a apontar que ele havia “fugido do Brasil” e começaram a relacionar a ação a outra publicação: a que ele agradecia que havia recebido doações em Pix para pagar um processo contra Renan Calheiros. Leia algumas das mensagens:

Versão 1: Após encher o bolso de Pix de gente boba, Deltan foge para os EUA. Versão 2: URGENTE! DELTAN FOGE DO BRASIL! Versão 3: Mas, tem povo otário no Brasil! Fizeram PIX pro Deltan e o vagabundo fugiu para os EUA. E, se o vagabo voltar e pedir mais pix, vão fazer de novo. Esses otários, qdo vêem um arreio, já saem trotando

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 4: Com mandato cassado e depois de receber chuva de pix Deltan Dallagnol foge na madrugada desta segunda-feira. Envolvido em investigação de sumiço de R$ 2,9 Bilhões de Reais da Lava Jato e sem foro privilegiado Dallagnol optou por fuga sorrateira. Versão 5: Deltan Dallagnol fugiu para os EUA nesta noite.

Análise da mensagem que está circulando online

A mensagem está circulando junto com comentários depreciativos a Deltan Dallagnol em perfis de redes sociais (alguns influentes) simpáticos ao presidente Lula. Também há algumas publicações de sites com viés político pró-governo que estão compartilhando a informação e dando voz a adjetivações.

Nas mensagens é possível identificar algumas características de fake news como o tom alarmista (que visa incitar ataques contra uma figura pública) e a falta de informações complementares que justifiquem a classificação da saída de Deltan Dallagnol como uma fuga do Brasil.

Deltan fugiu para os EUA com dinheiro do Pix que recebeu?

Apesar de a história e a tese de fuga terem viralizado na internet, não é verdade que Deltan Dallagnol fugiu do Brasil e vai ficar “longe da Justiça” nos Estados Unidos.

Na realidade, as mensagens não passam de uma “ginástica retórica” de quem quer realizar ataques contra o ex-deputado. Não é a primeira vez que isso ocorreu. Já vimos isso em outros casos que circularam em diversas correntes políticas e citavam, por exemplo, Alexandre de Moraes, Sérgio Moro, Carla Zambelli e Freire Gomes.

Assim como nos outros casos, há dois elementos que derrubam a tese de que Deltan Dallagnol fugiu do Brasil. O primeiro é que, para ser configurada uma fuga, ele teria que ser um foragido da Justiça. Não é o caso. A única sanção recente que o ex-procurador da Lava Jato sofreu foi a perda de mandato como deputado federal. Ou seja: ele tem toda liberdade de sair do país e depois voltar.

O segundo elemento tem a ver com um próprio pronunciamento do ex-deputado relacionado ao que estava circulando na internet. Por meio de redes sociais, ele ressaltou que não estava “saindo definitivamente do Brasil”, que iria voltar em uma semana ao país e que estava indo para um evento nos Estados Unidos. Veja o que ele disse:

Resumindo: é falso que Deltan Dallagnol fugiu do Brasil e vai ficar nos Estados Unidos. A informação não procede e foi desmentida pelo próprio ex-procurador da Lava Jato, que não é procurado e também deve voltar ao país.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm