Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Carla Zambelli acabou de fugir do Brasil para não ser presa #boato

Carla Zambelli acabou de fugir do Brasil para não ser presa #boato

Carla Zambelli acabou de fugir do Brasil para não ser presa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A deputada federal Carla Zambelli acabou de fugir do Brasil para não ser presa. Ela saiu do Brasil sem avisar ninguém.

Apesar de as fake news de grupos favoráveis a Bolsonaro (que aumentaram em progressão geométrica após as eleições) terem sido mais frequentes nas eleições, é inegável que um grupo simpático (e até ligado a Lula) também espalhou desinformação durante a campanha eleitoral. É deste grupo que surgiu uma nova história.

De acordo com mensagens que circulam em redes sociais, a deputada Carla Zambelli, apoiadora de Bolsonaro, teria fugido do Brasil para não ser presa. Ela teria ido sem avisar ninguém para os Estados Unidos. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: ATENÇÃO!! Carla Zambelli acaba de FUGIR DO BRASIL!! Se não voltar a tempo da diplomação, não assume como deputada em 2023. Se tentar voltar, será PRESA. Tchau, Querida!! Versão 2: Carla Zambelli fugiu pra os Estados Unidos com o intuito de fugir do seu mandato de pr1sã*. É hora de responder pelos seus atos, Zambelli Versão 3: É URGENTE BRASIL!! CARLA ZAMBELLI SAI DO BRASIL SOB O RISCO DE SER PRESA!!

Carla Zambelli acabou de fugir do Brasil para não ser presa?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

É fato que Carla Zambelli foi aos Estados Unidos e “não avisou” em redes sociais. Porém, é falsa a informação que aponta que se trata de uma “fuga” para que não seja presa.

Alguns pontos justificam o fake. Para começar, não há (pelo menos até o momento) nenhum mandado judicial que peça a prisão da deputada federal. Carla Zambelli sofreu um revés ao ter todas as redes sociais bloqueadas pelo TSE até a posse de Lula, mas não recai nenhum pedido de prisão contra ela na decisão.

O fato de a deputada ter o Twitter, Instagram, Facebook, Telegram, TikTok e YouTube justifica o fato de ela não “ter avisado” sobre a viagem em questão. Ela está com menos canais de comunicação com o público.

Quando a história começou a viralizar, a própria Carla Zambelli negou que tivesse fugido do Brasil. Por meio de nota à imprensa, ela disse o seguinte:

É através das minhas redes sociais que reporto eventos, faço questionamentos, trago conhecimento informativo e divulgo minha agenda. […]

A decisão que censurou todos os meus canais de comunicação, inclusive o Watsapp tem como objetivo controlar o fluxo de informações e conter uma das maiores vozes conservadoras da internet com mais de 9.520.000 seguidores em sete redes sociais. Não divulguei a viagem aos Estados Unidos simplesmente porque não tenho onde publicar, oras! […]

Estou cumprindo agendas pessoais e aproveitarei a ocasião para estudar meios de assegurar e restaurar a liberdade de expressão no Brasil junto a autoridades americanas.

Só para explicar: primeiro, o fato de não ter nenhuma decisão de prisão contra Carla Zambelli já elimina a hipótese de ela ter fugido para não ser presa. Segundo, de acordo com a deputada, ela não falou da viagem porque não tinha onde falar.

Resumindo: não procede a informação que aponta que Carla Zambelli fugiu do Brasil para não ser presa. As mensagens que estão circulando online não passam de ilações e não tem fundamentação na realidade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: