Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Conta no Twitter de Michelle Bolsonaro foi suspensa por racismo e intolerância religiosa #boato

Conta no Twitter de Michelle Bolsonaro foi suspensa por racismo e intolerância religiosa #boato

Conta no Twitter de Michelle Bolsonaro foi suspensa por racismo e intolerância religiosa, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Michelle Bolsonaro teve a conta no Twitter suspensa por conta de racismo e intolerância contra religiões de matriz africana.

Falamos no A Semana em Fakes desta semana que bolsonaristas têm experimentado nos últimos dias do veneno das fake news (que tanto servem de ataque a opositores do presidente). A mais nova história que circula online aponta para uma suposta punição à primeira-dama Michelle Bolsonaro no Twitter.

Depois que Michelle Bolsonaro fez publicações consideradas preconceituosas contra religiões de matriz africana (o que acontece, por sinal, em muitas fake news sobre religião na web), começou a circular na internet a informação que aponta que o Twitter baniu a conta dela na rede social (que seria @MiBolsonaro) por conta de racismo e intolerância religiosa.

Um print com a suposta conta suspensa tem o seguinte: “A conta no Twitter de Michelle Bolsonaro foi suspensa por racismo e intolerância contra as religiões de matriz africana. @MiBolsonaro Conta Suspensa”.

Conta no Twitter de Michelle Bolsonaro foi suspensa por racismo e intolerância religiosa?

Muita gente compartilhou a informação que aponta para a suspensão da conta de Michelle Bolsonaro. Porém, a história não procede. Não houve banimento da conta da primeira-dama no Twitter.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O histórico deste tipo de mensagem nos faz ficar com uma pulga atrás da orelha em relação à veracidade da informação. Já desmentimos, por exemplo, que a conta de Donald Trump foi reativada no Twitter e que Rodrigo Constantino teve a conta suspensa no Facebook.

Ao verificar mais detalhes sobre a história, descobrimos do que se tratava. Na realidade, a conta suspensa de nome @MiBolsonaro não é oficial da primeira-dama. A conta foi suspensa pelo Twitter justamente por ser uma conta “fake”. Isso consta em matérias como esta do O Tempo e do O Antagonista.

Michelle Bolsonaro não tem conta no Twitter. Pelo perfil do Instagram, ela desmentiu que tem conta na rede social. “*COMUNICADO* Gostaria de esclarecer que eu NUNCA tive conta no twitter e nem tenho conta no facebook. o único perfil oficial que mantenho em redes sociais é no instagram (ig verificado: @michellebolsonaro)”, disse.

Resumindo: apesar de críticas a postagens de Michelle Bolsonaro sobre religiões de matriz africana, não é verdade que ela teve a conta do Twitter suspensa. Trata-se de uma informação falsa sobre a primeira-dama.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso