Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rodrigo Constantino acabou de ser bloqueado por 7 dias no Facebook e publicou lista de comunistas #boato

Rodrigo Constantino acabou de ser bloqueado por 7 dias no Facebook e publicou lista de comunistas #boato

Rodrigo Constantino acabou de ser bloqueado por 7 dias no Facebook e publicou lista de comunistas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Facebook acabou de bloquear o economista Rodrigo Constantino por 7 dias depois de ele publicar uma lista de comunistas e petistas na rede social. Ele pede compartilhamento.

As eleições de 2018 foram um marco na história recente das fake news no Brasil (na nossa opinião só superada pelo fake da Covid-19). A prova disso está no fato de que diversas fake news desmentidas no período eleitoral daquele ano (ou um pouco depois) insistem em voltar a circular. Hoje, vamos falar de um caso que cita o nome do economista Rodrigo Constantino.

De acordo com uma mensagem que está circulando na internet, Rodrigo Constantino acabou de ser bloqueado no Facebook por sete dias por causa de uma lista de “comunistas” que colocou na web. O texto pede o compartilhamento da lista “já que Rodrigo Constantino não pode publicar nada”. Leia:

*Lista de Comunistas*. O economista liberal, Rodrigo Constantino acaba de ser bloqueado 7 dias no FACEBOOK, porque publicou uma lista de Petistas que apoiam o 9 dedos e fomentam um verdadeiro golpe comunista no país. Já que ele não pode falar por 7 dias , segue aqui a lista.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Alcione, André Singer, Barbara Gancia, Beth Carvalho, Camila Pitanga, Carlinhos Brown, Chico Buarque, Chico César, Chico Pinheiro, Cristiana Lôbo, Delfim Netto, Dinho Ouro Preto, Emir Sader, Fábio Konder Comparato, Felipe Santa Cruz, Fernanda Torres, Fernando Morais, Frei Betto, Gilberto Gil, Gregorio Duvivier, Guilherme Boulos, Jô Soares, José de Abreu, Juca Kfouri, Kennedy Alencar, Laerte Coutinho, Leandro Karnal, Leonardo Attuch, Leonardo Boff, Leonardo Sakamoto, Letícia Sabatella, Luís Carlos Bresser-Pereira, Luis Fernando Verissimo, Luis Nassif, Luiz Carlos Barreto, Luiz Gonzaga Belluzzo, Luiza Trajano (Magazine Luiza), Marcelo Adnet, Marcio França, Maria Rita Kehl, Marieta Severo, Marilena Chaui, Mário Sérgio Cortella, Mino Carta, Miriam Leitão, Osmar Prado, Pablo Villaça, Paulo Betti, Paulo Nogueira Batista Jr., Pedro Bial, Preta Gil, Reinaldo Azevedo, Renato Janine Ribeiro, Serginho Groisman, Tico Santa Cruz, Tonico Pereira, Viviane Mosé, Vladimir Safatle, Xico Sá, Wagner Moura.

Não comprem mais nada deles. Não assistam seus programas, não leiam suas colunas. Não comprem seus livros, não vão às suas peças de teatro, não comprem seus CDs. Eles precisam saber que não será impune atentar contra a Democracia. Viver as custas do Capitalismo e difundir Comunismo/Socialismo, é no mínimo falta de carater. *NÃO ESQUEÇA DE COMPARTILHAR!!!* Não podemos dar audiência a quem trai nosso país!

Rodrigo Constantino acabou de ser bloqueado por 7 dias no Facebook e publicou lista de comunistas?

Muita gente começou, em pleno 2020, a compartilhar a lista em questão na internet. Mas será mesmo que a informação que aponta para “bloqueio recente” de Rodrigo Constantino e uma lista de “comunistas/petistas” é real? Além de não ser real, já foi desmentida no Boatos.org em novembro de 2018. Como boa parte da explicação da época vale para hoje, relembre o que foi escrito:

Vamos ao que é real na história. Uma lista com o nome de personalidades que, abertamente, já defenderam o Partido dos Trabalhadores (PT), de fato, foi publicada por Rodrigo Constantino em 2016. Entretanto, a lista que anda circulando nas redes sociais não é a mesma feita pelo o economista. Na lista de Rodrigo Constantino, por exemplo, temos nomes como Laura Carvalho, Mario Sergio Conti, Miguel Nicolelis e Paulo Moreira Leite que não aparecem na lista das redes sociais. Em contrapartida, a lista do Facebook apresenta nomes como Tonico Pereira, Reinaldo Azevedo, Miriam Leitão, Márcio França e Leandro Karnal, que não fazem parte da lista original. Ou seja, “a lista de Constantino” tem divergências com a lista que viralizou.

Para além disso, Rodrigo Constantino nunca falou em uma lista de personalidades que estão fomentando o golpe comunista no Brasil. Ele sequer citou a palavra comunismo. O economista falou apenas em “cúmplices do PT”. Ou seja, a publicação das redes sociais é, no mínimo, um exagero.

Já em relação ao bloqueio de Rodrigo Constantino no Facebook, essa situação realmente aconteceu, mas em 2016 (justamente na época da lista) e não agora. O economista, inclusive, escreveu um texto sobre o ocorrido na época. E se alguém ainda duvida do bloqueio, basta acessar a página oficial de Constantino no Facebook e constatar que o economista não está bloqueado. Mais do que isso, continua publicando suas ideias por lá.

Um detalhe difere o boato desmentido em 2018 com o de hoje. Quem começou a compartilhar a lista em 2020 teve o “cuidado” de retirar o nome de Paulo Henrique Amorim, jornalista que morreu em 2019. Do resto, tudo continua igual: a lista não é de “Rodrigo Constantino” e ele continua “desbloqueado” no Facebook.

Resumindo: a história que aponta que Rodrigo Constantino acabou de ser bloqueado no Facebook e soltou uma lista de comunistas na internet não procede. O bloqueio é antigo e a lista nada tem a ver com a que está circulando online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Xmskzm
Marcações: