Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Comprovantes de votação mostram que eleitores do Espírito Santo já votaram no segundo turno #boato

Comprovantes de votação mostram que eleitores do Espírito Santo já votaram no segundo turno #boato

Comprovantes de votação mostram que eleitores do Espírito Santo já votaram no segundo turno, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Fotos mostram comprovantes de votação do segundo turno das eleições 2022, no Espírito Santo, que só acontecem no dia 30/10. Essa é a prova que algumas pessoas já votaram para o segundo turno. 

As eleições presidenciais no Brasil estão pegando fogo. Desde o anúncio do resultado do primeiro turno do pleito de 2022, as fake news políticas deram um salto na internet.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente Jair Bolsonaro foram os candidatos escolhidos pelos eleitores para competirem no segundo turno. Com isso, a polarização política voltou a se instalar com força nas redes sociais.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada na internet, fotos de comprovantes de votação provariam que os eleitores do Espírito Santo já estariam votando para o segundo turno. Segundo a publicação, fotos de comprovantes do primeiro e do segundo turno das eleições de 2022, lado a lado, foram publicadas nas redes sociais e comprovariam a farsa. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Agora deixa eu perguntar pros cêis, sô. Vocês já votaram? Porque o segundo turno já tá rolando aí já.  Uhhh, cê tá doido. Aí os papelin. Jesus Cristo, a data… Eu achei, eu achei que hoje era dia 3, 4. Hoje é 3, né? Rapaz, já é dia 10. Já é dia 30, quer dizer, né? Do mês 10. Uhhh, cê tá doido. Óia a data aí, direitin. Cêis que conhece de data”.

Versão 2: “Problema, chaveiro, não é ter segundo turno não,  meu irmão.  O problema é já ter voto do segundo turno, pô. Como é que já tem voto do segundo turno, se o segundo turno é dia 30? Como é que já tem vários comprovantes aí de voto do segundo turno, no dia 30, se hoje a gente é dia 4? É de volta para o futuro, é?” Versão 3: “Pode me explicar como alguém já conseguiu votar o segundo turno.?!?!”.

Comprovantes de votação mostram que eleitores do Espírito Santo já votaram no segundo turno?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook, no Twitter e no WhatsApp e preocupou diversos eleitores. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da informação e de um equívoco da gráfica contratada para fazer o serviço de impressão dos cadernos de comprovante de votação.

Não é de hoje que informações falsas sobre as eleições brasileiras circulam nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que diversos mortos teriam votado em Lula em várias cidades do Nordeste. Também a que indicava que o TSE teria informado que 7,2 milhões de votos teriam sido anulados nas eleições de 2022 e, por fim, a que apontava que o Exército teria pedido o código-fonte das urnas eletrônicas, porque teria descoberto uma fraude no voto do de rebanho.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, descobrimos que a história não é bem assim. De fato, os comprovantes de votação são verdadeiros, mas os eleitores do Espírito Santo ainda não votaram no segundo turno.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), os comprovantes que aparecem na foto são uma prova de impressão feita pela gráfica licitada pelo TRE-ES. Ainda segundo o Tribunal, ao detectar um erro na impressão do caderno de comprovantes de votação, a gráfica licitada não fez o descarte correto do material. Com isso, pessoas encontraram a prova de impressão no lixo e começaram a divulgar a informação falsa. Veja o que diz nota do TRE-ES:

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) informa que é falsa a informação de que eleitoras e eleitores da 36ª Zona Eleitoral, situada em Pancas, tenham votado no 2º turno das Eleições 2022. A informação equivocada começou a circular pelas redes sociais por conta de uma foto que mostra alguns comprovantes de votação amassados, com número da zona eleitoral, seção e nome de alguns eleitores.

A explicação para o fato é simples. A gráfica licitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazer a impressão dos cadernos de votação para o TRE-ES, ao detectar um erro numa prova de impressão, não fez o descarte adequado do material, deixando os comprovantes de votação íntegros.

O TRE-ES reforça que o cartório da 36ª Zona Eleitoral recebeu apenas um caderno de votação para cada turno e que nenhum eleitor votou para o próximo pleito, que será realizado no dia 30 de outubro.

Em resumo: a história que diz que eleitores do Espírito Santo já votaram no segundo turno das eleições e a prova são comprovantes de cotação é falsa! Os comprovantes são uma prova de impressão da gráfica contratada pelo TRE-ES. De acordo com o Tribunal, ao detectar um erro durante a prova de impressão dos comprovantes, a gráfica não realizou o descarte correto dos materiais, o que levou terceiros a descobrirem o material no lixo. Porém, os eleitores do Espírito Santo ainda não votaram no segundo turno e só irão votar no dia 30 de outubro de 2022. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: