Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > CNN tem os códigos-fonte das urnas que provam vitória de Bolsonaro em 2022 #boato

CNN tem os códigos-fonte das urnas que provam vitória de Bolsonaro em 2022 #boato

CNN tem os códigos-fonte das urnas que provam vitória de Bolsonaro em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Foram entregues à CNN os códigos-fonte das urnas eletrônicas das eleições de 2022 que provam que o verdadeiro vencedor foi Jair Bolsonaro.

Seis meses (ou quase) após as eleições de 2022, a narrativa falsa que aponta que houve fraude nas eleições e ocasionou episódios lamentáveis como a invasão da Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro perdeu força. Mesmo assim, ainda tem gente que insiste nestas histórias.

O mais novo episódio da novela das fake news sobre “fraude nas eleições” aponta que a CNN seria a mais nova “detentora” da verdade. Após a emissora apresentar com exclusividade imagens que resultaram na demissão do ministro do responsável pelo GSI, uma mensagem aponta que há “algo a mais”.

Um texto publicado por bolsonaristas aponta que foram entregues à CNN os códigos-fonte que provariam que as eleições de 2022 foram fraudadas e que o verdadeiro vencedor seria Jair Bolsonaro. A fonte apresentada foram “conversas com políticos”. Leia:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: BOCA MALDITA:Ponto d encontro d políticos, empresários, profissionais etc., dei uma passada rápida por lá hj a tarde. Comentário d um político importante aqui (pediu-me q ñ o mencionasse), a CNN tem os códigos fontes q dão vitória ao Pres @jairbolsonaro. Daí, o recuo do Xandão.

Versão 2: Há um zumbido de que a CNN tem em seu poder os Códigos-Fonte da apuração do resultado da eleição presidencial com a prova de que Bolsonaro foi o eleito.  Pede-se que a emissora publique então os documentos probatórios.

Versão 3: A CNN sempre teve os códigos fontes em mãos,mais são esquerda e estavam com o Lula,agora com a caca feita pelo Lula na China,a CNN resolveu entregar os códigos fontes,agora não precisa mais,pode guardar em seus acervos

CNN tem os códigos-fonte das urnas que provam vitória de Bolsonaro em 2022?

Por mais absurda que seja a tese em questão, a história não demorou para se espalhar na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que a CNN tenha os códigos-fonte que provam que as eleições de 2022 foram fraudadas.

A mensagem já nos ajuda a deixa desconfiados da veracidade da informação. Assim como uma fake news “clássica”, ela é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que comprove as acusações.

Além disso, há dois pontos que derrubam completamente a tese. O primeiro está na ausência de quaisquer manifestações por parte da própria CNN sobre o assunto. Vamos racionar: se a emissora tivesse a tal “prova da fraude”, isso já teria virado notícia. Porém, a tal mensagem já se espalhou há alguns dias e não temos nada de manifestação da CNN.

O segundo é mais cabal ainda. A história se baseia em uma tese falsa: a de que há um “código-fonte secreto” das urnas eletrônicas que mostram que houve fraude nas eleições. Como já foi apresentado algumas vezes, as urnas eletrônicas passam por diversos testes de integridade nos quais os códigos-fonte são abertos para que passem por análise. Ou seja: não tem nada de secreto nisso.

Vale apontar que não é de hoje que fake news falando dos tais “códigos da vitória de Bolsonaro” circulam na internet. No final do ano passado, desmentimos mensagens falsas como esta, esta e esta.

Resumindo: pela falta de provas, pela fonte da informação, pela ausência de repercussão na CNN e pela narrativa em que a mensagem se baseia, podemos cravar que é falsa a informação que aponta que a CNN tem o código-fonte que comprova que o verdadeiro vencedor das eleições de 2022 foi Bolsonaro.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: