Cid Gomes foi atingido por balas de borracha e armou farsa sobre ferimentos #boato

Boato – Na realidade, o senador Cid Gomes foi atingido por balas de borracha e não ficou ferido. Ele se aproveitou da situação para armar uma farsa com Ciro Gomes sobre os ferimentos.

Enquanto o carnaval rola solto por todo o Brasil, um estado do país não consegue aproveitar o “clima de festa”. Com policiais militares em greve, o Ceará sofre com uma escalada de violência e presencia episódios como o confronto em Sobral que culminou em ferimentos no senador licenciado Cid Gomes. Em meio a esse quadro, textos na internet apontam para o que seria uma farsa do irmão de Ciro Gomes.

De acordo com uma mensagem que viralizou nos últimos dias, Cid Gomes está se aproveitando do episódio para criar uma “farsa”. A mensagem aponta que o projétil que atingiu Cid Gomes foi de borracha e não de arma de fogo. A justificativa seria que ninguém estaria “vivo” após ser atingido por um tiro de arma de fogo no peito. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

*LEIAM COM ATENÇÃO SOBRE A FARSA de Cid Gomes e o Irmao Ciro aproveita da situação* Cid foi alvejado por balas de Borracha e não por projéteis normais. Encontrei um casal de médicos amigos hoje cedo caminhando na Praça em frente à Igreja da Gloria e eles riram quando perguntei sobre o Cid Gomes.

Disseram que toda a classe médica sabe que foram balas de Borracha pois ninguém sobreviveria aos tiros com projéteis normais, que um dos tiros não foi na clavícula e sim um.pouco acima do coração e que Ninguém sairia andando para o carro mesmo com ajuda, que a quantidade de sangue exposto era muito pequena e deve ter sido do Soco que levou no rosto e que ninguém que acometido por tiro de verdade no peito esquerdo e acima do coração estaria conversando tão bem e tão rapidamente porque estaria com dreno por hemorragia interna e Ninguém receberia alta em 24 hrs e sim estaria numa UTI Hospitalar.

Ou seja, o Ciro Gomes aproveita a situação pra transformar o irmão que tentou atropelar pais e mães de Famílias em Mártir, Mau Caráter e Frio que é.

Cid Gomes foi atingido por balas de borracha e armou farsa com Ciro Gomes?

A mensagem se espalhou muito durante a semana. Mas será mesmo que os ferimentos de Cid Gomes são uma farsa e será que o tiro que ele levou foi de bala de borracha? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem, por si só, já no chamou atenção. Ela tem algumas das principais características de boatos online. A mensagem é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis (os médicos que falaram que “todo mundo sabe disso” não podem ser considerados como “fonte confiável”).

Para além disso, teorias da conspiração são comuns em acontecimentos de ataques como o contra Cid Gomes. O episódio mais emblemático que temos é o do ataque ao presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018. Apesar de muita gente ter levantando que a facada era uma “farsa” (temos exemplos aqui e aqui), o tempo mostrou que, de fato, o presidente foi atingido mesmo pela facada.

Com essas desconfianças, resolvemos buscar por mais detalhes em relação à história. Descobrimos que, de fato, informações preliminares apontavam que as balas seriam de borracha. Porém, posteriormente, a assessoria apontou que os disparos foram por arma de fogo.

Com o boato circulando na internet, laudos médicos acabaram com qualquer dúvida. De acordo com laudo do Hospital do Coração de Sobral, o tiro foi por arma de fogo. Leia o boletim do dia 20/02 e do dia 23/02:

20/02: O Hospital do Coração, neste ato representado por seu Diretor Técnico, informa que o Senador Cid Ferreira Gomes deu entrada nesta unidade hospitalar, vítima de ferimento por arma de fogo no hemitórax esquerdo em 19 de fevereiro de 2020. Após atendimento inicial, evoluiu sem intercorrência nas últimas horas, mantendo-se hemodinamicamente estável e com padrão respiratório normal, não mais necessitando de cuidados de terapia intensiva, recebendo, portanto, alta para a enfermaria

23/02: O senador Cid Gomes recebeu alta médica no final da manhã deste domingo (23/02). Está em sua residência, em Fortaleza, onde continuará em reabilitação, realizando fisioterapia respiratória e uso de antibióticos para restabelecimento da função pulmonar.

No sábado (22/02), o Senador submeteu-se a exame de raio-x que confirmou a existência de dois projéteis metálicos alojados, um ao lado da costela e outro fragmento no pulmão esquerdo. Não serão realizados procedimentos para a retirada desses dois projéteis.

Para refutar qualquer indício de que os tiros foram de borracha, uma segunda perícia foi feita pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Os exames confirmaram que os tiros foram por arma de fogo.

Sobre todo o episódio ser uma farsa, creio que ainda iremos nos aprofundar mais para (o que não vai faltar é boato sobre o assunto), mas não só a história não faz muito sentido (teria que mobilizadar muita gente para manter a tal farsa, nem todas simpáticas aos “irmãos Gomes”) como também a mensagem que viralizou não prova em nada que os ferimentos são falsos (e convenhamos que o ônus da prova é de quem acusa).

Resumindo: a história que aponta que Cid Gomes foi alvejado por balas de borracha é falsa. Trata-se de uma versão da história que até foi ventilada inicialmente, mas foi descartada por laudos médicos e que só persistiu em mensagens em redes sociais.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/37JYkkZ

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)