Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Chefe do tráfico envia áudio de agradecimento a Edson Fachin, ministro do STF #boato

Chefe do tráfico envia áudio de agradecimento a Edson Fachin, ministro do STF #boato

Chefe do tráfico envia áudio de agradecimento a Edson Fachin, ministro do STF, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O chefe do tráfico enviou um áudio para Edson Fachin. Ele enviou uma carta agradecendo o ministro do STF.

  Introdução

Em um nível quase igual com o de políticos, integrantes de Judiciário são vítimas de fake news. A história de hoje aponta para um áudio que teria sido enviado para o ministro do STF Edson Fachin.

De acordo com uma mensagem, o “chefe do tráfico” teria enviado um áudio para ele agradecendo decisões relacionadas a decisões sobre ações policiais em áreas de tráfico durante a pandemia da Covid-19. “Vergonha nacional. Audio do chefe do tráfico enviado ministro do stf. Carta de um chefe do tráfico pro ministro Edson Fachin”, diz a legenda. Leia a transcrição do áudio:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Salve, ministro. É uma satisfação escrever pro senhor, ilustre doutor que eu tenho no mais alto conceito. O bonde agradece sua contribuição inestimável durante a pandemia.

Enquanto certos juristas diziam que Covid não era habeas corpus, vossa excelência teve sensibilidade com a classe criminosa e fez a coisa certa. Desencarcerou geral com habeas corpus coletivo. Obrigado por nos ressocializar. Obrigado por salvar vidas.

Aliás, muito obrigado por não diferenciar a vida bandida da vida civil. No fundo, no fundo, todo mundo sabe que não é a pessoa que escolhe o crime, mas o crime que escolhe a pessoa. A gente não tem culpa.

Mas como eu sei que o senhor é diferenciado, ministro Fachin, me permita uma crítica construtiva com a experiência de quem vive na marginalidade há muitos anos. Eu li todas as suas sugestões para reduzir a letalidade policial nas comunidades dominadas por meus colegas aqui no Rio de Janeiro.

Concordo, eu assino embaixo de todas elas. Mas com toda vênia, ministro, o que o senhor propõe é simplesmente enxugar gelo. O que a gente precisa é acabar de vez com o problema. É cortar o mal pela raiz.

Olha só que absurdo! A polícia sobe o nosso morro, apreende os nossos fuzis, as nossas granadas, todo o nosso armamento. Sai confiscando os nossos produtos importados da melhor qualidade. Leva até as nossas motos. Reage atirando de volta quando a gente abre fogo, e pra completar, tem vezes que não morre um policial sequer, “nenhumzinho”. […]

  Análise

A mensagem se espalhou em diversas redes sociais como TikTok, Kwai, Instagram, Facebook, Twitter e alguns aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Ela tem algumas características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Histórias como estas de “áudios e cartas” de bandidos para figuras públicas são comuns em fake news na internet. Já desmentimos fake news sobre foto de “Janja com traficante”, de carta do PCC a Lula e de Ciro Gomes conversando com o PCC.

Na checagem, vamos responder às seguintes perguntas: 1) Um traficante mandou um áudio para o ministro do STF Edson Fachin? 2) De onde saiu o áudio em questão? 3) Há razão no que está descrito na carta a Edson Fachin?

Checagem

Um traficante mandou um áudio para o ministro do STF Edson Fachin?

Não mandou. Não há qualquer registro em fonte confiável de que um traficante tenha mandado um áudio ou mesmo uma carta para o ministro do STF Edson Fachin. Além disso, a voz que consta no arquivo é de outra pessoa.

De onde saiu o áudio em questão?

O áudio é do comentarista político Caio Coppola. Ele, na realidade, leu uma simulação de uma carta que teria sido enviada para o ministro em uma edição de um programa que ele tinha na Jovem Pan. Quando falou sobre o assunto, ele, inclusive, disse que era uma forma que ele imaginou do que seria a “carta”.

Há razão no que está descrito na carta a Edson Fachin?

Na realidade, há duas versões. Tem gente que aponta que as ações prejudicaram ações policiais. Por outro lado, há quem aponte que a letalidade policial (denunciadas muitas vezes como execuções). Ou seja: acaba sendo uma batalha retórica.

Conclusão

Fake news 👎❌

Não é verdade que o áudio em questão foi enviado por um traficante para o ministro do STF Edson Fachin. O áudio é de um comentarista político e, de acordo com o próprio, tratou-se de uma simulação do que (na visão dele) seria uma carta de um traficante.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm