Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Charlie Hebdo critica, em sua capa, decisão do STF que soltou Lula da prisão #boato

Charlie Hebdo critica, em sua capa, decisão do STF que soltou Lula da prisão #boato

Charlie Hebdo critica, em sua capa, decisão do STF que soltou Lula da prisão, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em sua capa, o jornal francês Charlie Hebdo publicou uma charge criticando a decisão do STF sobre prisão em segunda instância. De acordo com a publicação, o STF estima que Lula é um santo.

A soltura do ex-presidente Lula tem acarretado em diversas notícias falsas por aí. Algumas delas, inclusive, estão sendo, por assim dizer, recicladas para voltarem a circular. Uma delas fala do jornal francês Charlie Hebdo.

De acordo com um texto e uma charge que viralizam online, a publicação se manifestou contrária à decisão do STF que resultou na soltura do ex-presidente Lula.

Junto com uma charge de Lula em um espécie de Santa Ceia, há a mensagem “Suprema corte do Brasil estima que Lula é um santo”. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O jornal francês Charlie Hebdo ironiza sem dó essa vergonhosa atuação do STF em favor do patife-mor Lula da Silva. A manchete é ferina: Corte Suprema do Brasil estima que Lula é um santo E sapeca uma fotomontagem onde O presidiário aparece como um jesus sem qualquer santidade numa santa ceia sem fé.

Charlie Hebdo critica, em sua capa, decisão do STF que soltou Lula da prisão?

Muita gente compartilhou essa e outra charge (que mostra a justiça como “prostituta de Lula” e desmentida aqui). Pois bem, ambas as charges não são do Charlie Hebdo. Vamos aos fatos.

Na realidade, essa é a segunda vez que temos que desmentir a autoria da charge em questão. Como o desmentido que fizemos vale para agora, relembre o que foi dito:

Quando nos deparamos com essa história de Charlie Hebdo e Brasil, já ficamos (muito) desconfiados. Além de as mensagens terem algumas das principais características de boatos online (vagas, alarmistas, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), esse tipo de fake news (Charlie Hebdo esculacha o Brasil) já é batida. Além do texto desmentido na semana passada sobre Crusoé e STF, já desmentimos capas falsas que falavam sobre a revista falando de artistas brasileiros, da ex-presidente Dilma Rousseff, do senador Renan Calheiros e do ex-presidente Lula.

Já sabendo dos “antecedentes” desse tipo de história, fomos atrás de mais detalhes. A primeira coisa que descobrimos que a última capa da Charlie Hebdo não é sobre o STF ou Lula. A capa da edição da última semana é uma sátira com o presidente da França Emmanuel Macron e as reformas do país.

Ao buscar por mais detalhes, chegamos à conclusão que desconfiávamos. A capa com STF, Lula e Santa Ceia é uma montagem em cima de uma capa de dezembro de 2010 que faz uma sátira do nascimento de Jesus Cristo (e que gerou muita polêmica).

É importante destacar que assuntos que envolvem a política brasileira (Lula, STF etc), por mais que sejam muito importantes para os brasileiros, não têm muito peso internacional e dificilmente estampariam uma capa de uma grande revista em outro país.

Resumindo: a história que aponta que a revista francesa Charlie Hebdo publicou uma charge criticando a decisão do STF sobre a prisão em segunda instância e a soltura de Lula é falsa. Não passa de mais um boato que circula online relacionado ao assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2OsV71C