Charge de Dilma é publicada no Charlie Hebdo, aponta foto falsa

Boato – Com diversas críticas à presidente do Brasil, Charlie Hebdo fez capa com charge de Dilma Rousseff na última edição.

Todas as pessoas que não conheciam a revista Charlie Hebdo passaram a conhecê-la no início de 2015. A irreverência da publicação ganhou o mundo após um ataque terrorista que vitimou boa parte da equipe. Mesmo com o baque, a publicação não parou de ir para as bancas com a sua acidez tradicional.

Pois bem. Começou, na terceira semana de novembro de 2015, a circular na internet uma ilustração de Dilma nua com diversos palavrões “saindo” de seu traseiro. A imagem seria a capa do Charlie Hebdo, que estava claramente criticando a presidente do Brasil. Veja a foto e leia o que está escrito (tivemos que censurar partes dela):

Charlie Hebdo fez capa com Dilma, diz boato
Charlie Hebdo fez capa com Dilma, diz boato

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

“CADÊ VOCÊ PRESIDENTA DO BRASIL”

Nossa imagem lá fora mais lixo do que nunca, obrigado “mula” dilma e seu pt.

Não precisa ser um gênio em francês para entender as palavras ali. Assim como não precisa ser um gênio para ver que a imagem é mais falsa do que nota de três reais. Vamos aos fatos.

Para começar, seria um tanto quanto incomum a Charlie Hebdo pensar em fazer uma capa sobre o Brasil com tanto conteúdo que eles têm sobre a França, Estado Islâmico etc. Tanto que a capa da última semana foi relacionada aos ataques em Paris. Era um francês tomando champagne e “furado” à bala.

Mas e a capa de Dilma em “uma posição desconfortável”? Ao fazer uma pesquisa com as outras informações que estão na capa, chegamos à polêmica edição em que a revista publicou as charges de Maomé. Sim, as que causaram tanta polêmica. Sobre a imagem de Dilma de quatro: ela também é uma montagem sobre uma charge que também seria de Maomé.

Resumindo: o Charlie Hebdo não publicou uma capa sobre Dilma e criticando o governo brasileiro. Isso foi uma montagem sobre uma capa feita pelo jornal com imagens de Maomé.

PS: este artigo foi uma sugestão da leitora Cátia Linhares. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet