Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Carro HB20 usado por Adélio no dia do ataque pertence a Jean Wyllys #boato

Carro HB20 usado por Adélio no dia do ataque pertence a Jean Wyllys #boato

Boato – O HB20, carro usado por Adélio Bispo de Oliveira no dia do ataque a Bolsonaro, pertence ao deputado federal Jean Wyllys.

Primeiro foi a acusação “direta” de que ele era mandante do atentado contra Bolsonaro, depois veio um “depósito” ao advogado de Adélio Bispo de Oliveira. Agora, uma nova “acusação” contra Jean Wyllys brota nas redes sociais: a de que ele emprestou um carro da marca HB20 para o homem que esfaqueou Bolsonaro.

É isso mesmo. A última história que envolve o deputado ao atentado aponta (por meio de uma indagação) que Jean Wyllys é o dono do “HB20 utilizado por Adélio no dia do ataque”. Leia três versões da história que circularam na internet (todas jogadas em grupos do Facebook contrários ao deputado):

Versão 1: Porque o HB20 usado por ADÉLIO no dia do ataque pertence a JEAN WILLYS? Versão 2: MISTÉRIO! POR QUE O HB 20 QUE ESTAVA COM O ADÉLIO BISPO PERTENCIA A JEAN WILLIS? Essas coisas precisam ser esclarecidas. Versão 3: Porque o HB20 usado no dia do ataque pertence a Jean William?

HB20 usado por Adélio no dia do ataque pertence a Jean Wyllys?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Muita gente começou a compartilhar a informação a torto e a direito por aí. Mas será mesmo que Adélio usou um HB20 para o ataque e será que Jean Wyllys seria o dono do tal carro? A resposta é não. Para vocês entenderem tudo, vamos aos fatos.

Ao bater o olho na mensagem, a gente já sabia que era um boato. A mensagem segue aquele velho roteiro das fake news (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis). Além disso, trata-se de uma acusação muito pesada para ser apresentada sem provas (o que justamente foi feito).

Ao buscar sobre mais detalhes sobre o assunto, descobrimos que não há nada (tipo, nada mesmo) que aponte que a informação é verdadeira. Ou seja: assim como em outras histórias sobre o deputado, a mensagem “brotou” em redes sociais vinda de uma “mente brilhante”.

Vale dizer que também não há qualquer informação que aponte que Adélio usou um carro (seja um HB20 ou qualquer outro). Ao contrário. Essa matéria do G1 aponta que ele foi a pé até o local onde desferiu a facada. “Adélio foi a pé até o local onde Jair Bolsonaro começou a caminhada, um percurso de aproximadamente nove minutos”, diz um trecho.

Resumindo: a história que aponta que Adélio Bispo de Oliveira usou um HB20 que pertence a Jean Wyllys no dia que desferiu a facada em Bolsonaro é falsa. Além da história ter “brotado em redes”, a polícia já apontou que Adélio não se utilizou de um carro para chegar até o local do crime.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.