Capa da Veja: Joaquim Barbosa pede para população não votar no PT #boato

Boato – Em entrevista para a revista Veja após sua saída do STF, Joaquim Barbosa teria falado “se a população quiser me homenagear, basta não votar no PT”.

Veja, Joaquim Barbosa e PT. Os três são grandes personagens dos boatos que rodam na internet. Tanto que não foram poucas vezes que eles apareceram aqui no nosso humilde blog. A Veja já foi citada no boato da criação da “Bolsa-Prostituição”. Joaquim Barbosa já foi mostrado rasgando a Constituição. E o PT… bem, toda semana tem um boato sobre o partido aqui no Boatos.org.

Bem, desta vez um internauta conseguiu reunir os três personagens brasileiros em uma história só. De acordo com uma imagem que circula na internet, a Veja teria uma capa na qual Joaquim Barbosa pede para os eleitores que quisessem homenageá-lo não votar no PT. Leia as mensagens que diz a “capa da Veja”. “Brasil desprotegido “se a população quiser me homenagear, basta não votar no PT” Depois de lutar contra o esquema esquerdista de trabalho, Barbosa dispara… “, diz a mensagem.

Joaquim Barbosa pediu para população não votar no PT?

Uma olhada rápida e pode-se perceber que a capa está, no mínimo, estranha. Primeiramente, o tamanho do logo da Editora Abril o formato da página e capa com apenas uma matéria mostram que provavelmente a capa não é real. Além disso, há também o detalhe de que a data da publicação está em julho de 2014. Ou seja, será que a revista foi publicada no futuro?

Muitas pessoas (tanto de direita como de esquerda) ligam a posição que Joaquim Barbosa assumiu no processo do mensalão como se ele fosse de direita. Na realidade, ele agiu com a mesma postura que agiu em muitos dos processos do STF: com mais rigidez do que a maioria dos seus colegas.

Sobre a declaração. Joaquim Barbosa nunca falou isso. A prova disso é uma recente entrevista que o futuro ex-ministro do STF deu para a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo em 2012. Ele aponta que votou tanto em Lula em 2006 como em Dilma em 2010, períodos ele já era relator da AP 470, o mensalão. Apesar disso, o Brasil 247 caiu no jogo e um de seus colunistas comentou o que Barbosa nunca havia comentado.

Em resumo, a montagem é mais um boato que circula a internet. Isso não quer dizer que Barbosa vai votar no PT novamente nesta eleição. Só significa que ele não se sentirá homenageado se alguém votar em outro candidato em outubro de 2014.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

5 comentários em “Capa da Veja: Joaquim Barbosa pede para população não votar no PT #boato

  • 10/10/2014 em 04:31
    Permalink

    A sua máscara cai u o senhor sempre foi tucano(PSDB).

  • 09/10/2014 em 12:54
    Permalink

    Sim porque todos os outros políticos são puros e inocentes. Nós eramos um país escandinavo até o PT assumir.
    Pior cego é aquele que não quer ver.

  • 24/09/2014 em 14:06
    Permalink

    A última frase é uma péssima conclusão. Possibilidades seriam: “Só significa que ele necessariamente não se sentirá homenageado se alguém votar em outro candidato em outubro de 2014” ou “Só significa que ele pode não se sentir homenageado se alguém votar em outro candidato em outubro de 2014” ou “Só não significa que ele se sentirá homenageado se alguém votar em outro candidato em outubro de 2014” ou “Só significa que ele pode ou não se sentir homenageado se alguém votar em outro candidato em outubro de 2014”.

    • 11/10/2014 em 23:43
      Permalink

      Pensei a mesma coisa, Jorselins.
      Até porque, o fato dele não ter dito isso, não significa que ele não pense assim.
      A frase dita ao final da matéria é uma conclusão tão tendenciosa quanto o boato em si. Ao final das contas, o que pode-se concluir é que significa que ele simplesmente não disse isso (como essas variantes que vc colocou). Simples assim.

  • 10/07/2014 em 20:21
    Permalink

    Vá lá que a capa não seja verdadeira, mas juntando tudo o que já ouvi do próprio Joaquim Barbosa, em seus depoimentos e desabafos contra tudo isso que está aí, essa frase contra a catástrofe de uma possível reeleição desse desgoverno corrupto , – essa frase se ainda não foi pronunciada em público está na garganta do ex-ministro e , acreditem-me, será um dia, muito em breve,pronunciada com todas as letras e suas conotações. E daí que ele tenha votado no PT,se é que o fez, levado pelas falsas promessas jamais cumpridas do PT – afinal, milhões de brasileiros , trabalhadores sérios e honestos também se deixaram seduzir pelos belos discursos de propaganda eleitoral . Mas é hora de corrigirmos o nosso erro. Façam como eu e o ex-ministro – não votem nunca mais na bandalheira que está levando o país à ruína e`à degradação moral.

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)