Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Breno Lintz, promotor de Justiça em Uberlândia, escreve mensagem em defesa de Bolsonaro #boato

Breno Lintz, promotor de Justiça em Uberlândia, escreve mensagem em defesa de Bolsonaro #boato

Breno Lintz, promotor de Justiça em Uberlândia, escreve mensagem em defesa de Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O promotor de Justiça Breno Lintz, da cidade de Uberlândia (MG), escreveu um texto em defesa do presidente Jair Bolsonaro e direcionado a eleitores que votaram nele.

Depois da crise política que culminou na saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, muitos dos eleitores de Bolsonaro (principalmente os admiradores da Lava Jato) acabaram se decepcionando com o presidente. No meio disso, uma mensagem “apaziguadora” veio com a assinatura de um promotor de Justiça.

De acordo com a mensagem, Breno Lintz, promotor de Justiça em Uberlândia, teria escrito um extenso texto em defesa a Bolsonaro. Na mensagem, ele fala sobre Moro, ataca a oposição e coloca o presidente como uma “esperança”. Leia trechos da mensagem que está circulando na internet (tivemos que cortar porque o texto era grande demais):

Que na MINHA página compartilhou o que gosto e acredito! ATENÇÃO, LEIAM AS PALAVRAS DO BRENO LINTZ, promotor há 30 anos de Uberlândia, BEM COMO filho de Magistrado. Bom dia moçada. Com tristeza vejo a decisão tomada por Moro de expor situações com as quais ele tinha concordado.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Nesses 30 anos de Ministério Público e mais 27 como filho de Juiz aprendi que o pior caráter é aquele que entrega os outros por atitudes que até um dia atrás lhes eram convenientes. Não custaria nada a ninguém sair de cabeça erguida e em silêncio. Vou mandar duas mensagens muito importantes pra os eleitores de Bolsonaro. Ou para quem votou e se arrependeu.

A primeira mensagem: Resumindo o cenário atual, apesar das calúnias, difamações, do pessimismo e dos discursos negativos da oposição, o Brasil estava indo muito bem, o PIB aumentou, o juros teve queda histórica, a bolsa de valores teve altas históricas, a criminalidade diminuiu, o desemprego diminuiu, o salário aumentou, a economia cresceu, empresas e industrias abrindo, promessas e posicionamentos políticos se cumprindo, e muito mais. […]

A segunda mensagem: Vou tentar resumir um livro em uma página. Nunca se esqueça os motivos que fez você votar em Bolsonaro. Eu digo pra você eleitor, que escolheu ele principalmente pelas suas ideologias políticas. Vou citar algumas ideologias políticas dos candidatos da oposição que Bolsonaro veio para combater. […]

Lembrando que essa mensagem é somente para os eleitores de Bolsonaro. Portanto não dê espaço para que a oposição mais uma vez se aproveite para vomitar suas difamações e discursos de ódio aqui também. Dessa vez não entre em debates vãos, se for preciso apague os comentários e apenas divulgue e essa mensagem. Pelo bem do nosso país, marque pelo menos cinco amigos que vão ler esse texto. Repassem essa mensagem, divulguem nas redes sociais.

Breno Lintz, promotor de Justiça em Uberlândia, escreve mensagem em defesa de Bolsonaro?

A mensagem circulou com muita força na internet e deixou muita gente em dúvidas. Mas será mesmo que um promotor de Justiça escreveu o tal texto sobre Bolsonaro e toda crise política? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

O histórico de textos falsamente atribuídos a pessoas que possam dar confiabilidade nas mensagens é o primeiro elemento que nos fez desconfiar da veracidade da informação. Tem sido recorrentes textos favoráveis ao presidente que ganham a assinatura de alguém que não o escreveu. Temos exemplos com Alexandre Garcia (aqui, aqui e aqui), Mário Sérgio Cortella, Fábio de Melo, entre outros.

Com base nessas desconfianças, fizemos o que sempre fazemos: fomos até a fonte da informação. Não demorou muito para percebermos que Breno Lintz não escreveu o texto. Por meio do seu perfil do Facebook, ele desmentiu a história. Leia o que foi escrito:

Tomei conhecimento de que um extenso texto com o meu nome está sendo divulgado no Whatsapp e no Face como se eu tivesse escrito. Isso não é verdade. Alguém colocou meu nome indevidamente e não retrata minha opinião sobre o atual momento que estamos vivendo. Não sou defensor do atual governo, bem como não sou do anterior. Peço aos amigos que se depararem com a mensagem se manifestem dizendo que não é verdade.

Com isso, não temos muito mais o que falar. O texto que está circulando na internet como se fosse escrito por um promotor de Justiça não é de Breno Lintz. Apesar de a mensagem ter viralizado, o próprio promotor negou, por meio de suas redes sociais, a autoria do artigo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Otkv5l