Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro grava vídeo de apoio à greve dos caminhoneiros de 2019 #boato

Bolsonaro grava vídeo de apoio à greve dos caminhoneiros de 2019 #boato

Bolsonaro grava vídeo de apoio à greve dos caminhoneiros de 2019, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, presidente Jair Bolsonaro cita problemas enfrentados pelos caminhoneiros e diz se solidarizar com greve da classe. 

Entra ano, sai ano e parece que um boato que nunca sai de moda é o da greve dos caminhoneiros. Desde a greve da classe, em 2018, que deixou todo o país parado por 9 dias, o medo de uma nova paralisação é recorrente.

Só em 2019, a equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras fake news ligadas ao tema. Tivemos histórias sobre greve dos caminhoneiros desmentidas em abril, também em junho e a mais recente em dezembro.

Mas parece que os boatos sobre o assunto estão longe de terminar. Nos últimos dias, um vídeo do presidente Jair Bolsonaro está circulando nas redes sociais. De acordo com a história, o presidente estaria apoiando a nova greve dos caminhoneiros de dezembro. Nas imagens, Bolsonaro aparece falando sobre os problemas enfrentados pela classe, como o preço do diesel, condições das estradas e o valor do frete. Ao final do vídeo, Bolsonaro ainda diz que toda a situação merece sua solidariedade. Confira:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: “BOLSONARO SOLIDARIZA A GREVE DOS CAMIONEIROS !!!”. Versão 2: “Convoca pra greve de novo agora vai!!!”. Versão 3: “Greve dos caminhoneiros tem apoio do governo federal bolsonaro”.

Bolsonaro gravou vídeo de apoio à greve dos caminhoneiros de 2019?

A informação pegou muita gente de surpresa e deixou outras tantas animadas, como os próprios caminhoneiros. Mas será que essa história de que o presidente Bolsonaro está apoiando a próxima greve dos caminhoneiros é real? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! Ao ler as publicações, logo ficamos desconfiados. Isso porque os textos seguem aquele velho roteiro já conhecido nosso de fake news na internet. As mensagens são vagas (não dizem quando o vídeo foi feito ou quando a greve deve acontecer), alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Além disso, não existe lógica alguma em Bolsonaro apoiar uma greve dos caminhoneiros que, vale ressaltar, quase quebrou o governo Temer e o obrigou a discutir questões como o valor do pedágio e também do diesel.

Decidimos procurar por mais informações na internet, mas não encontramos nenhuma notícia recente sobre o assunto. Pelo contrário, descobrimos que o vídeo, na verdade, foi gravado em 2018, durante a greve dos caminhoneiros (que realmente aconteceu). Entretanto, uma semana depois, Bolsonaro mudou de posição e afirmou que a paralisação havia chegado ao limite.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro gravou um vídeo prestando solidariedade à greve dos caminhoneiros é falsa! As imagens, na realidade, foram gravadas durante a greve de 2018. Além disso, é preciso destacar que o próprio Bolsonaro retirou o apoio à greve depois de uma semana. Logo, é pouco provável que ele apoie uma nova greve. Sendo assim, a história não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2sBNWx4
Marcações: