Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro diz que vai a Portugal para depois ir à Europa #boato

Bolsonaro diz que vai a Portugal para depois ir à Europa #boato

Boato – Presidente Jair Bolsonaro declarou que quer continuar “rodando o mundo”. Primeiro, ele vai para Portugal e depois vai à “Europa”.

Nos últimos dias, um dos tipos de fake news que mais estão “nos trends” é aquele que aponta que o presidente Jair Bolsonaro disse algo “não muito inteligente”. Já falamos da notícia falsa que aponta que ele confundiu o coletivo de lobos e a que aponta que ele confundiu França com Inglaterra. Hoje, a história envolve “Portugal e a Europa”.

De acordo com textos e memes que viralizaram na internet, Bolsonaro teria dito a seguinte frase: “Quero continuar rodando o mundo, vou a Portugal, depois quero ir a Europa”. Muita gente começou a criticar o presidente por ter “excluído” Portugal do continente. Aliás, até portugueses começaram a criticar Bolsonaro. Leia alguns comentários:

Versão 1: Um estadista. Tristeza tamanha. Versão 2: Bolsonaro hoje a dizer que vem “a Portugal antes de ir à Europa” é como a outra que dizia que os Açores são um país estrangeiro? Versão 3: Bolsonaro confirma viagem a três continentes: Portugal,Europa e Atlântida! Kkkkkk Versão 4: Bolsonaro é a ignorância personificada. Versão 5: Excluiu Portugal da Europa e colocou a Catedral de Notre-Dame (incendiada),na Inglaterra.

Bolsonaro disse que vai para Portugal para depois ir à Europa?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

O que não faltou (assim como nos outros casos) foi gente indignada com a suposta frase. Mas será mesmo que Bolsonaro falou que pretende ir para Portugal para só depois ir à Europa? A resposta é não. Calma que a gente explica tudo para vocês.

Ponto 1: o histórico. Assim que vimos o texto (que veio na esteira da informação falsa que apontava que ele tinha prestado solidariedade aos ingleses por Notre Dame), já ficamos desconfiados. Afinal, parece que (como falamos antes) esse é o novo “boato da moda”. Junte isso ao caráter do texto, que não fala a situação em que ele teria dito a frase (vago), faz alarde (alarmista), tem erros de português e não cita fontes confiáveis e as desconfianças aumentam.

A certeza do boato vem ao buscarmos pela origem da declaração. Ao buscar por alguma notícia que falasse sobre o assunto, nada encontramos. Ao buscar por alguma publicação de Bolsonaro sobre o assunto, também não achamos nada. Tuíte deletado? Também não. Com isso, já dá para ver que a informação “brotou” na internet e saiu viralizando por aí.

Resumindo: a história que aponta que o presidente Jair Bolsonaro cometeu uma gafe ao dizer que vai primeiro a Portugal para depois ir à Europa é falsa. Não achamos registro algum do presidente ter dito isso e, pela nossa averiguação, a história brotou na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.