Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro diz “me jogue aos lobos e voltarei liderando um cardume” #boato

Bolsonaro diz “me jogue aos lobos e voltarei liderando um cardume” #boato

Boato – O presidente da República Jair Bolsonaro disse a seguinte frase: “Me jogue aos lobos e voltarei liderando um cardume”.

Ser presidente da República é, sem dúvidas, a garantia de “exposição ao público”. Quando se é o líder máximo de uma nação, o que não faltam são pessoas esperando por um mínimo escorregão para tripudiar. Com todos os presidentes da história recente do Brasil foi assim. Com Jair Bolsonaro não está sendo diferente. Só há um detalhe: às vezes, as críticas aparecem por “escorregões” que nunca existiram. É o caso da história de hoje.

De acordo com um meme e algumas mensagens que circulam na internet, Bolsonaro disse a seguinte frase: “Me jogue aos lobos e voltarei liderando um cardume”. Se você não percebeu o erro na matéria está precisando de mais aulas de português (cardume é o coletivo de peixes e alcateia é o coletivo de lobos). É claro que a mensagem gerou uma série de comentários. Leia alguns deles:

Versão 1: Dos mesmos criadores de conge, Jesus na goiabeira, nazismo é de esquerda, e que não houve ditadura no Brasil. Agora vem aí, o coletivo de lobo é cardume, direção de Bolsonaro e seus Ministros. Versão 2: Quando Bolsonaro confunde alcatéia de lobos com cardume de peixes, temos a certeza que é o fim!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 3: “Me jogue aos lobos, e voltarei liderando o cardume”. Bolsonaro usando o Dilmês Versão 4: Não! pelo amor de Deus, Bolsonaro disse que coletivo de lobos é cardume? NÃO acredito. Digam-me que é mentira

Bolsonaro disse “me jogue aos lobos e voltarei liderando um cardume”?

Como foi possível ver, o que não faltou foi gente “esperta” dando pitaco sobre a frase atribuída ao presidente. Mas será mesmo que Bolsonaro deu mesmo a tal declaração sobre lobos e cardumes? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo.

É claro que a gente, de cara, já ficou desconfiado da informação. Frases falsas atribuídas a presidentes são uma constante na internet. Temos exemplos relacionados a Lula, Dilma, Temer e ao próprio Bolsonaro. Além disso, a mensagem (assim como em outros boatos) não dá contextualização alguma da situação.

A certeza veio quando tentamos buscar por mais detalhes sobre a história. Não achamos nenhuma fonte confiável que endosse a informação. Ela só existe na “memelândia”. Imagine só se uma gafe como essa não teria uma repercussão gigantesca? Mais uma busca e descobrimos que a mesma frase foi dita pelo humorista Tokinho no início de 2019. Junto com a mesma frase, ele publicou uma foto na praia.

Resumindo: a história que aponta que Bolsonaro disse “Me jogue aos lobos e voltarei liderando um cardume” é falsa. Não passa de mais uma frase falsamente atribuída a um presidente que viralizou na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.