Bolsonaro se solidariza com ingleses por incêndio na catedral de Notre Dame #boato

Boato – Bolsonaro faz publicação em solidariedade ao incêndio na catedral de Notre Dame e erra o país onde o monumento foi construído ao citar ingleses.

Nos últimos dias, as redes sociais só falam em um assunto: o incêndio que atingiu a catedral de Notre Dame no início desta semana. Se você hibernou nesses últimos dias, saiba que o fogo consumiu a catedral no início da noite de segunda-feira (15 de abril de 2019).

A comoção pelo incêndio foi mundial e, em 24 horas, doações para a reconstrução do monumento já somavam cerca de R$2 bilhões. Diversas personalidades também se manifestaram nas redes sociais para se solidarizar com a tragédia.

E, segundo publicações que estão circulando na internet, o presidente Jair Bolsonaro também fez questão de demonstrar sua tristeza diante do fato. Porém, de acordo com as postagens, Bolsonaro teria errado o local onde a catedral de Notre Dame foi construída. Confira:

Versão 1: “Estou pessoalmente consternado com o incêndio que atingiu a Catedral de Notre-Dame, símbolo da cultura ocidental e da fé cristã. Me solidarizo à todos os ingleses nesse momento tão difícil e doloroso”, diria a mensagem. 

Versão 2: “Bolsonaro se solidariza com os…INGLESES? Mudaram a Catedral de Notre Dame para a Inglaterra?”. Versão 3: “Bolsonaro se solidariza com ingleses pelo incêndio em Notre-Dame que fica na França. Que burro da zero pra ele!!!”. Versão 4: “IOOOOOÓOOO ….. IÓOOOOO. No creo en las brujas pero que las hay, las hay”.

Bolsonaro se solidarizou com ingleses por incêndio na catedral de Notre Dame?

A informação causou bastante burburinho nas redes sociais, especialmente pela suposta gafe cometida pelo presidente. Mas o que pouca gente que compartilhou se perguntou é: o presidente Jair Bolsonaro realmente teria postado o controverso tuíte? A resposta é não e a explicação você confere a seguir.

Vamos lá! É importante destacar que frases falsas atribuídas ao presidente Jair Bolsonaro estão se tornando uma constante nos últimos meses. A equipe do Boatos.org já desmentiu várias delas, como a suposta declaração de que Bolsonaro teria dito “me jogue aos lobos e voltarei liderando o cardume”. Também a falsa pesquisa de Bolsonaro por fotos de Pabllo Vittar no Twitter. E, por fim, a história de que Bolsonaro e Xuxa teriam discutido no Twitter.

Resolvemos procurar pela declaração em veículos de comunicação confiáveis, mas nada encontramos. Também realizamos uma busca no Twitter oficial de Jair Bolsonaro e, novamente, não encontramos indícios do suposto tuíte. Estendemos a investigação às ferramentas ‘tweets de bolso’, do site Aos Fatos, e também ‘desbloqueando Jair Bolsonaro’ (que fazem o serviço de monitoramento do Twitter de Bolsonaro e publicam, inclusive, postagens excluídas pelo presidente).

Por fim, uma checagem com mais calma na imagem ajuda a revelar a farsa. Como mostramos no início do texto, o incêndio que atingiu a catedral de Notre Dame ocorreu na segunda-feira (dia 15 de abril). Porém, a suposta postagem de Bolsonaro teria sido feita no domingo (dia 14 de abril). Ou seja, como ele iria se solidarizar com um evento que ainda nem tinha acontecido?

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro se solidarizou com ingleses pelo incêndio na catedral Notre Dame é falsa! Além de não encontrarmos nenhum indício de que o tuíte tenha sido publicado na conta oficial de Bolsonaro, a data que aparece na imagem do suposto tuíte é de um dia antes da tragédia na catedral de Notre Dame ocorrer. Ou seja, a história é apenas balela. Não repasse! Até a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)