Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro vai a orfanato e pergunta como foi o Dia dos Pais #boato

Bolsonaro vai a orfanato e pergunta como foi o Dia dos Pais #boato

Bolsonaro vai a orfanato e pergunta como foi o Dia dos Pais, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Presidente Jair Bolsonaro visita crianças em orfanato e pergunta a elas como teria sido o Dia dos Pais.

No dia 8 de agosto de 2021, milhares de famílias brasileiras comemoram o Dia dos Pais em terras tupiniquins. Ao mesmo tempo, muita gente lamentou a ausência de seus progenitores que já se foram.

Em tempos de pandemia, a data se tornou ainda mais significativa: por parte de uns, o agradecimento de ter a família bem e por perto; por outro lado, a tristeza de quem acabou perdendo o pai para a Covid-19.

E nos últimos dias, uma história tem causado constrangimento entre muitos internautas. De acordo com uma foto que está circulando na internet, o presidente Jair Bolsonaro teria visitado um orfanato no Dia dos Pais. E segundo o texto que acompanha a imagem, Bolsonaro teria perguntado aos órfãos do local como teria sido o Dia dos Pais para elas. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Dá série eu votei no Bonoro pra isso mesmo. Bolsonaro visita orfanato e pergunta para as crianças como foi o dia dos pais?”. Versão 2: “Em visita a orfanato, Jair Bolsonaro pergunta para as crianças como foi o dia dos pais e choca jornalista, assine e leia mais”.

Bolsonaro vai a orfanato e pergunta como foi o Dia dos Pais?

A informação deixou muita gente constrangida nas redes sociais, em especial, no Facebook e no Twitter. Apesar disso, a história não passa de mentira. A explicação fica por conta da origem da informação e da foto.

Falas inusitadas (e falsas) atribuídas a presidentes e ex-presidentes sempre pipocam na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que a ex-presidente Dilma teria dito que ser mulher não é ser homem e ser pai não é ser mãe. Também a que indicava que Dilma teria afirmado que escolas podem voltar às aulas e defendeu rodízio entre alunos e professores e, por fim, a que apontava que Dilma Rousseff teria cometido uma gafe ao comentar sobre a segunda dose da vacina.

Resolvemos, então, procurar por mais informações na internet e descobrimos que, apesar do texto ter circulado bastante entre perfis e publicações como uma história real, ele não passa de balela.

Toda essa história foi criada por um perfil satírico na internet, o “Falha de S. Paulo”, que usa o @folha_sp. Pelas características que lembram o jornal Folha de São Paulo, muita gente desatenta acabou caindo na piada e compartilhando a história como se fosse real. Mas ela não é.

A própria descrição do perfil esclarece toda a situação. De acordo com a biografia, a página é um “Um jornal a serviço dos memes. Não leve a sério o que você vê por aqui”. O perfil ainda aponta que a página se trata de uma paródia.

Por fim, a foto também não tem nada a ver com uma visita do presidente Jair Bolsonaro a um orfanato. A foto foi registrada no dia 18 de maio de 2019, durante uma visita de mais de 100 crianças, de uma escola pública de Brasília (DF), ao Palácio da Alvorada. Na oportunidade, os jovens participavam de um passeio cívico pela cidade.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro teria ido a um orfanato e perguntado a crianças como foi o Dia dos Pais é falsa! A publicação surgiu em uma página de humor e, logo, muita gente desatenta começou a compartilhar a história como se fosse real. A própria página deixa claro que o conteúdo postado por lá não deve ser levado a sério e que se trata de uma paródia. Por fim, a foto que acompanha a história não tem nada a ver com o que diz o texto. Na verdade, a imagem foi tirada durante um passeio cívico de alunos ao Palácio da Alvorada, em 2019. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: