Bolsonaro vai fazer um pronunciamento em rede nacional dia 28/12/2022 #boato

Boato – Preparem-se! O presidente Jair Bolsonaro vai fazer um pronunciamento em rede nacional no dia 28/12/2022, às 9h.

Enquanto o novo governo de Lula está monopolizando as atenções da mídia, o governo de Jair Bolsonaro está terminando, por assim dizer, de forma um tanto quanto discreta. Até a tradicionalmente mensagem presidencial de Natal na TV foi pulada pelo presidente e substituída por uma publicação em redes sociais. Porém, um vídeo aponta que tudo pode mudar.

Com a sugestão de que Bolsonaro prepara um “anúncio bombástico”, está circulando na internet uma mensagem que aponta que o presidente vai fazer um pronunciamento em rede nacional no dia 28 de dezembro de 2022 às 9h. “Urgente Preparem-se Bolsonaro pronunciamento em redes nacional às 9h 28/12/2022”, diz a mensagem que circula online.

Bolsonaro vai fazer um pronunciamento em rede nacional dia 28/12/2022?

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

A mensagem se espalhou muito por aplicativos de vídeos como o Kwai, TikTok e Instagram e também no WhatsApp. Só que a informação que aponta para o tal pronunciamento e/ou “anúncio bombástico” de Bolsonaro é falsa.

O histórico deste das fake news do naipe “Bolsonaro vai fazer anúncio bombástico” é farto. Só para citar exemplos, já desmentimos que Bolsonaro iria dar “entrevista hoje” ou que iria “provar fraude amanhã”.

No caso de hoje, não há provas nem lógica em Bolsonaro fazer o tal anúncio. Primeiro, porque não há (ao contrário do que os mais lunáticos acreditam) qualquer chance de Bolsonaro dar um golpe antes do fim do seu governo (sinceramente, nem ele quer isso).

Segundo porque Bolsonaro não falaria ao fim de seu governo “dia 28 às 9h”. Se fosse para fazer um anúncio, ele o faria no dia 31 (já que no dia 24 não o fez) às 20h30 (horário reservado para esses pronunciamentos).

Ao buscar em fontes confiáveis sobre o tal pronunciamento, nada encontramos. O tal anúncio só consta em perfis em redes sociais e não tem nenhuma base na realidade.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Bolsonaro vai realizar um pronunciamento no dia 28 de dezembro de 2022 às 9h. Além de não haver nada previsto para o pronunciamento e o horário ser não usual, são nulas a chance de ele anunciar a tal intervenção militar.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet