Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro usou cartão corporativo para comprar vibrador e assinatura de canal adulto #boato

Bolsonaro usou cartão corporativo para comprar vibrador e assinatura de canal adulto #boato

Bolsonaro usou cartão corporativo para comprar vibrador e assinatura de canal adulto, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro se utilizou do cartão corporativo do Governo Federal para comprar um vibrador e assinar um canal adulto.

Mesmo com a grande maioria das fake news absurdas sendo sobre a esquerda brasileira, volta e meia algum boato para lá de bizarro sobre a direita também circula na internet. A história de hoje fala de um deles.

De acordo com mensagens em redes sociais e algumas publicações, o presidente Jair Bolsonaro teria utilizado o cartão corporativo do governo federal para comprar um vibrador do estilo “plug” e assinar o canal adulto Brasileirinhas. A prova estaria na planilha de gastos divulgada nos últimos dias. Leia duas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Alguém pode confirmar a informação de que Bolsonaro comprou um “VIBRADOR DE 12 VELOCIDADES DE 14X4,3CM e assinou um canal de pornografia” no cartão corporativo? Isso é fato? Versão 2: Deus, pátria e família! Gastos do cartão corporativo de Bolsonaro incluem vibrador e assinatura de Brasileirinha. Contei os detalhes lá no IG! Deus, pátria e família!

Bolsonaro usou cartão corporativo para comprar vibrador e assinatura de canal adulto?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A história foi muito compartilhada, gerou piadas e, claro, chamou atenção na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que o ex-presidente usou o cartão corporativo para fazer as compras em questão.

As mensagens, o histórico e a fonte do “escândalo” já nos deixam muito desconfiados da informação. Os textos tem algumas características de fake news como o caráter extremamente alarmista e o caráter vago.

Além disso, a fonte é a mesma que publicou outras informações desmentidas por aqui como do vídeo vazado de Nikolas Ferreira e de que o cartão de vacinação de Bolsonaro teria sido revelado.

Ao buscar sobre o assunto, chegamos à verdade. É fato que o sigilo do cartão corporativo de Bolsonaro (e desde 2013) foi levantado pela organização Fiquem Sabendo. Também é fato que, como mostra esta tabela, não há qualquer gasto com o vibrador ou com a assinatura das Brasileirinhas.

A imprensa fez uma devassa gastos dos cartões corporativos de Bolsonaro não achou os gastos em questão. Na realidade, gastos em hotéis, quitandas e com sorvete foram os que mais chamaram atenção. Ou seja: não consta nos gastos as tais aquisições do ex-presidente.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro gastou com vibradores e assinaturas de canais adultos no cartão corporativo. Ao consultar os dados reais, nada encontramos sobre isso.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso