Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Bolsonaro tenha defendido mulher que levou idoso morto a banco

É falso que Bolsonaro tenha defendido mulher que levou idoso morto a banco

Bolsonaro saiu em defesa de mulher que levou idoso morto a banco, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa da mulher que levou um idoso morto para pegar um empréstimo em um banco.

Análise

O caso bizarro da mulher que foi filmada tentando obter um empréstimo em nome de um homem que estava morto está tomando conta da internet. É neste contexto que há gente politizando a história.

De acordo com mensagens que estão viralizando na internet, Bolsonaro teria saído em defesa da mulher que levou o idoso à agência bancária. Leia a mensagem que está sendo compartilhada em redes sociais:

O BOZO SEMPRE DEFENDENDO, O ERRADO; Bolsonaro sai em defesa de mulher que levou morto ao banco: ‘Se não assinou, não houve golpe’. Depois da notícia da mulher que levou um idoso morto a um banco para que ele “assinasse” um empréstimo, o ex-presidente Jair Bolsonaro saiu em defesa da atitude. “Eu mesmo tinha a minuta do golpe pronta, mas como não foi assinada não vou para a cadeia”, disse. “Até porque no governo do Lula os juros estão pela hora da morte.”

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Em 2022, Bolsonaro levou Olavo de Carvalho a uma urna elêtronica e disse: “Vota, tio”. Bolsonaro disse que é a favor de não se enterrar os mortos até porque ele não é coveiro. Depois da moda do “sugar daddy”, “papai com açúcar” em inglês, que designa homens mais velhos que pagam as contas de mulheres mais novas, vem aí a moda do “sugar dead”, ou “morto com açucar”..

Checagem

A história circulou com muita força na internet. Porém, não procede. Vamos fazer a checagem respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que Bolsonaro saiu em defesa da mulher que levou um idoso morto a um banco? 2) Bolsonaro deu alguma declaração desta natureza? 3) Por que estamos desmentindo uma história como esta?

É verdade que Bolsonaro saiu em defesa da mulher que levou um idoso morto a um banco?

Não. Este é mais um caso de uma história que surgiu em um site “de humor” (humor bem duvidoso, aliás) e se espalhou como verdade. A história foi publicada, na realidade, na seção O Sensacionalista do O Globo. Como já falamos algumas vezes aqui, a página publica apenas notícias fictícias.

Bolsonaro deu alguma declaração desta natureza?

Não. Em suas publicações em redes sociais, não há qualquer declaração sobre o caso em questão (nem teria porque ele se manifestar em um caso que ainda está em investigação). Como falamos, a história surgiu em uma página que publica notícias fictícias.

Por que estamos desmentindo uma história como esta?

A priori, não precisaríamos desmentir uma história que surgiu em um site de notícias fictícias. O problema é que a história começou a ser compartilhada fora da fonte original e “vendida como verdade”. Isso já ocorreu em outros casos como aqui, aqui e aqui.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Bolsonaro tenha feito qualquer declaração em relação à mulher que levou o idoso morto para “assinar” um empréstimo. Trata-se de uma história que surgiu em um site fictício e está sendo compartilhada como verdade absoluta na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).