Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Lula tenha relacionado alta no preço dos alimentos a jejum na Semana Santa

É falso que Lula tenha relacionado alta no preço dos alimentos a jejum na Semana Santa

Lula disse que alta do preço dos alimentos é para facilitar jejum na Semana Santa, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Lula disse que alta no preço dos alimentos serve para facilitar o jejum dos brasileiros na Semana Santa.

Análise

A Semana Santa também está rendendo diversas publicações polarizadas no meio político brasileiro. A prova disso está na história na qual vamos falar agora, que aponta para uma suposta declaração do presidente Lula.

Textos que circulam em redes sociais apontam que Lula teria dito que a alta no preço dos alimentos teria a “função” de facilitar o jejum na Semana Santa. Leia a mensagem que circula na internet:

Lula diz que alta no preço dos alimentos é para facilitar o jejum na Semana Santa Em mais um discurso feito pelo presidente do Brasil no improviso, Lula diz que alta no preço dos alimentos foi uma Estratégia para facilitar o jejum da semana santa dos brasileiros

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

“O pessoal do outro lado aí ficou falando que o preço da batata, cenoura está subindo , caiu do cavalo ” O Brasil teve a terceira alta consecutiva nos preços dos alimentos desde a posse do atual governo .

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Lula disse que a alta no preço dos alimentos serve para facilitar o jejum na Semana Santa? 2) Lula deu alguma declaração sobre a alta do preço dos alimentos? 3) Por que tivemos que desmentir a história em questão?

É verdade que Lula disse que a alta no preço dos alimentos serve para facilitar o jejum na Semana Santa?

Não. Primeiro, porque a declaração não teria qualquer lógica. Tanto que, se fosse real, estaria em diversos veículos de mídia (não está). Segundo, porque buscamos pela origem da publicação.

Descobrimos que, mais uma vez, a fonte é o blog Sensacionalista. Detalhe: a página é a mais famosa do Brasil na criação de notícias fictícias com tons carregados de ironia.

Por que tivemos que desmentir a história em questão?

Infelizmente, tivemos que desmentir a história porque, de novo, o site de humor estava sendo levado mais a sério do que deveria. Tanto que o conteúdo estava sendo respostado por páginas sem sequer a citação da fonte ou apontando que se tratava de uma sátira.

Vale dizer que se o conteúdo estivesse restrito ao site de humor e suas páginas em redes sociais, não teríamos feito o desmentido. Só que, de novo, o caso saiu do “ambiente controlado”.

Lula deu alguma declaração sobre a alta do preço dos alimentos?

Sim. Nenhuma delas foi apontando que se tratava de “algo bom”. Pelo contrário, ele admitiu a questão da alta da inflação e destacou como “essencial” baixar os preços. Ele também chegou a citar que a questão climática teria influenciado a alta dos alimentos e que esperava uma queda em breve. 

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Lula tenha feito qualquer declaração relacionando a alta dos alimentos com o jejum na Semana Santa. O conteúdo surgiu em um site de humor e vou compartilhada como verdadeira por muita gente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).