Bolsonaro construiu fábrica de 5G secretamente e frustou planos da China #boato

Boato – Em sigilo, Bolsonaro construiu fábrica de 5G no Brasil e frustrou planos da China de vender tecnologia para o país.

Desde que a tecnologia do 5G foi anunciada, muita gente espera ansiosa para poder usufruir da novidade. O 5G é a nova geração de rede de internet móvel. Além de trazer uma maior velocidade, a tecnologia também também promete coberturas mais amplas e conexões mais estáveis.

Entretanto, muitos países decidiram atrasar a implementação da tecnologia 5G. E o motivo é apenas um: grande parte da tecnologia é desenvolvida na China. Com isso, a tecnologia do país chinês acabou barrada em lugares como Estados Unidos.

Com isso, diversas fake news sobre o assunto começaram a ser compartilhadas na internet. De acordo com uma história que está circulando por aí, o presidente Jair Bolsonaro teria construído, de forma sigilosa, uma fábrica de 5G no Brasil. Ainda segundo a publicação, com isso, Bolsonaro teria frustrado planos da China de implementar sua tecnologia 5G. Confira:

Confira o desmentido em vídeo:

“BOLSONARO SURPREENDE O MUNDO MAIS UMA VEZ. Primeiro foi a fábrica de vacinas construída em SIGILO ABSOLUTO. E agora com mais uma SURPRESA FANTÁSTICA, também em sigilo, surge uma fábrica da TECNOLOGIA 5G em solo brasileiro, frustrando e acabando com a polêmica de que o Brasil adotaria o 5G da  HUAWEI CHINESA”.

Bolsonaro construiu fábrica de 5G secretamente e frusta planos da China?

A informação fez grande sucesso nas redes sociais, especialmente, no Facebook e no WhatsApp. Apesar disso, não tem nada de real.

Basta olhar para a publicação para perceber que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, nos últimos meses, diversas fake news sobre feitos do presidente Jair Bolsonaro têm circulado nas redes sociais. A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que a Fiocruz teria construído, de forma sigilosa, o Parque Industrial de Vacinas (PIVFI) com cientistas de Israel, que inclusive é citado na história de hoje. Também a que dizia que Bolsonaro teria descoberto um plano bilionário entre João Doria, China e Brasil e, por fim, a que apontava que Bolsonaro não teria gastado nenhum centavo no cartão corporativo.

Pois bem, fomos investigar a história e descobrimos que, além desse assunto de “segredo” e “ataque à China” ser uma verdadeira balela, não foi Bolsonaro que mandou construir a tal fábrica.

Na realidade, a tal fábrica que aparece no vídeo pertence à empresa sueca Ericsson. Em 2019, a empresa anunciou que investiria R$ 1 bilhão para desenvolver a tecnologia 5G no Brasil. Na época, a Ericsson afirmou que investiria o dinheiro em contratações e compras entre 2020 e 2025.

Se isso não bastasse, nem o Brasil iria “adotar” a tecnologia 5G da China (da empresa Huawei), nem a empresa chinesa estaria descartada em um leilão futuro. Na verdade, o que vai decidir se a empresa vai prestar o serviço no Brasil é o leilão da Anatel. E temos bônus: em janeiro de 2021, o governo federal decidiu não vetar a participação de nenhuma empresa no leilão da tecnologia 5G no Brasil (nem mesmo a Huawei).

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro construiu uma fábrica de 5G no Brasil e frustrou os planos da China é falsa! Bolsonaro não construiu uma fábrica de 5G no Brasil e muito menos fez tudo no sigilo. Na realidade, a fábrica mostrada na publicação pertence à empresa sueca Ericsson. Em 2019, a empresa anunciou que investiria R$ 1 bilhão em sua fábrica, em São José dos Campos (SP), para desenvolver a tecnologia no Brasil. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy