Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Saúde > Fiocruz construiu o Parque Industrial de Vacinas (PIVFI) com cientistas de Israel para dar golpe de mestre #boato

Fiocruz construiu o Parque Industrial de Vacinas (PIVFI) com cientistas de Israel para dar golpe de mestre #boato

Fiocruz construiu o Parque Industrial de Vacinas (PIVFI) com cientistas de Israel para dar golpe de mestre, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Fiocruz deu um golpe de mestre em petistas, esquerdistas e centro-esquerdistas. Construiu o Parque Industrial de Vacinas (PIVFI) com cientistas de Israel em segredo e só revelou agora.

No meio do debate político brasileiro, algumas atitudes são dignas, com todo respeito, de um débil mental. Até quando as ações visam exaltar algo positivo, como a vacinação, tem gente que ainda “arranja” uma forma de agir de forma, com todo respeito, escrota. É o caso de uma história de hoje que fala sobre um “golpe de mestre” da Fiocruz nos “petistas, esquerdistas e centro-esquerdistas”.

De acordo com a mensagem, a Fiocruz vai desenvolver as vacinas contra a Covid-19 no Parque Industrial de Vacinas (PIVFI). O texto aponta, ainda, que a construção foi mantida em segredo e que toda a estrutura será de funcionários de Israel ou então pessoas que “treinaram em Israel”. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Golpe de Mestre ! 500 mil mais 6 milhões por semana com um maquinario e cinco cientistas todos vindos de Israel, 40 estagiários que ficaram 90 dias em Israel e mais 300 funcionários recrutados nas universidades . GOLPE DE MESTRE FOI MANTER TUDO EM SIGILO, COM A FIOCRUZ PRODUZINDO A IFA E A VACINA

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

. .Agora é tarde os petistas, esquerdistas e centro-esquerdistas só agora estão sabendo inclusive do Maior Parque Industrial da América Latina que tem 11 fábricas de vacinas diferentes onde só entra quem estiver autorizado pelo General Hamilton Mourão. Fotos nem pensar. Vai assombrar o Mundo PIVFI-Parque Industrial de Vacinas. .Com supervisão dos cientistas de Israel.

Fiocruz construiu o Parque Industrial de Vacinas (PIVFI) com cientistas de Israel para dar golpe de mestre?

Por trás de mensagens como essa (ou de um Zé Gotinha com fuzil na mão) está o desejo de fazer com que a imagem do presidente Jair Bolsonaro “cole” com a da vacinação. Não há outra justificativa para uma mensagem como essa com, por sinal, informações erradas.

Vamos começar com as informações conceitualmente falsas. É fato que a Fiocruz promete entregar 6 milhões de vacinas por semana (da AstraZeneca/Oxford). Porém, isso não tem nada a ver com a “guerra” entre Bolsonaro e o PT, “esquerda” ou “centro-esquerda”. Seja da Fiocruz ou do Butantan, a única coisa que a vacina combate é um inimigo em comum: o coronavírus.

Para além do “conceitual”, a mensagem tem informações falsas “concretas”. São tantas que teremos que listar. A primeira está em falar que “cientistas de Israel” vão liderar o laboratório da Fiocruz que produz a vacina contra a Covid-19. Na realidade, a “tecnologia” da vacina produzida pela Fiocruz não é liderada por israelenses. A vacina é britânica e sueca e os funcionários da Fiocruz são brasileiros de Bio-Manguinhos (unidade da própria Fiocruz).

Não teve nada em “sigilo” da Fiocruz produzindo IFA e vacina (seria um descalabro a Fiocruz fazer vacina em segredo com milhares de pessoas morrendo por dia no Brasil). Na realidade, é público e notório que a Fiocruz pediu autorização para a Anvisa para fabricar vacinas e insumos para o imunizante da AstraZeneca/Oxford.

É fato que a Fiocruz terá o maior parque industrial da América Latina de produção de vacinas. Porém, ele não foi “fabricado em segredo” (há notícias desde 2019 da construção dele e o edital saiu somente agora em 2021), não se chama “Parque Industrial de Vacinas (PIVFI)” (se chamará Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde (CIBS)) e não é “monitorado” pelo general Hamilton Mourão.

Resumindo: é fato que a Fiocruz está fazendo um trabalho incrível no combate à pandemia. O que não é verdade é a afirmação de que a fundação está agindo de forma secreta e politicamente para, com a produção de vacinas, “dar golpes” na oposição e ajudar o presidente Jair Bolsonaro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy