Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Eduardo Leite declara voto para Bolsonaro nas eleições de 2022 #boato

Eduardo Leite declara voto para Bolsonaro nas eleições de 2022 #boato

Eduardo Leite declara voto para Bolsonaro nas eleições de 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter))

Boato – Em vídeo, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, declarou que vai votar em Bolsonaro.

Com o cenário acirrado das eleições de 2022, o que não tem faltado por parte dos candidatos à Presidência e suas campanhas são tentativas de angariar apoios por parte de governos estaduais e candidatos. Em alguns casos, estão até lançando mão de conteúdo falso.

Um dos que está circulando diz respeito ao ex-governador e candidato ao governo do Rio Grande do Sul Eduardo Leite. Um vídeo dele declarando apoio a Bolsonaro está circulando com mensagens como “EDUARDO LEITE NO RIO GRANDE DO SUL ABRE VOTO PARA BOLSONARO NO SEGUNDO TURNO”.

No vídeo (que não será exibido aqui) que está sendo compartilhado por bolsonaristas, ele diz o seguinte: “Hoje eu quero falar com você sobre a minha posição nesse segundo turno para presidente. Os gaúchos não aceitam que não se posiciona, mas também não aceitam a falsidade a covardia de que não defende seus valores, o vale tudo em troca do rosto. O gaúcho tem palavra tem honra tem brio e tem coragem e, como gaúcho, os meus valores os meus ideais não estão disponíveis para troca e não vai ser nessa eleição que eu vou fazer isso. O Presidente da República que busca conselho na cadeia, o partido que patrocinou o maior escândalo de corrupção do país e atacou a Lava Jato e um modelo econômico que 13 milhões de desempregados. Eles não merecem voltar ao poder. Por neste segundo turno, para evitar a volta do PT, eu vou dar o meu ao candidato Bolsonaro. É um gesto democrático acompanhando, inclusive, a decisão coletiva dos partidos da minha coligação”.

Eduardo Leite declara voto para Bolsonaro nas eleições de 2022?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

O vídeo e mensagens sugerindo que Eduardo Leite resolveu apoiar Bolsonaro nas eleições de 2022 se espalharam com todas as forças na internet. Porém, é falsa a informação que aponta para a declaração de voto se de agora.

A mensagem e o histórico nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam por aí tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que o apoio é recente. Além disso, não faz muito tempo que desmentimos uma fake news similar que aponta para João Doria “apoiando Bolsonaro em 2022”.

Ao buscar pelos posicionamentos de Eduardo Leite em 2022, descobrimos que ele não está apoiando nenhum candidato nas eleições presidenciais. A informação foi, inclusive, confirmada para o portal Metrópoles. “Não é verdade. Minha posição continua a mesma: tratar da eleição estadual”, disse.

Sobre o vídeo, não tem muito mistério. Ele não é de 2022. Na realidade, o vídeo em que Eduardo Leite menciona o apoio a Bolsonaro é relativo a eleições de 2018. Na época, ele e o PSDB apoiaram a candidatura do atual presidente. Foi durante o governo que o PSDB rachou com Bolsonaro.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Eduardo Leite declarou apoio para Bolsonaro nas eleições de 2022. O vídeo em questão é antigo e o ex-governador do Rio Grande do Sul tem se mantido neutro em questões nacionais.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso