Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Petição pela cassação de Rodrigo Maia ajuda a tirá-lo da Câmara dos Deputados #boato

Petição pela cassação de Rodrigo Maia ajuda a tirá-lo da Câmara dos Deputados #boato

Petição pela cassação de Rodrigo Maia ajuda a tirá-lo da Câmara dos Deputados, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Assine uma petição pela cassação do deputado federal Rodrigo Maia no site peticaopublica.org e compartilhe o link com amigos no WhatsApp que você vai tirá-lo da Câmara dos Deputados.

Dentro daqueles famigerados sites que prometem “mundos e fundos”, pedem compartilhamento no WhatsApp e só servem para roubar dados e enganar os mais inocentes há uma categoria muito peculiar: a da petição absurda. Por meio de um site falso de petições chamado peticaopublica.org, golpistas criam petições (também falsas) com pedidos, normalmente, impossíveis de serem atendidos.

Na história de hoje, uma mensagem aponta que “só é preciso” entrar no site e compartilhar o link dele no WhatsApp para que, com 5 milhões de assinaturas, o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia tenha o mandato de deputado cassado. Leia a mensagem que circula online:

Atenção: cuidado com petições falsas que circulam no WhatsApp

Vamos assinar essa petição pela cassação do mandato de Rodrigo Maia. Seus ataques constantes ao Presidente e suas propostas, que visam desestabilizar o Governo Federal e prejudicar a gestão de Bolsonaro, irão levar o Brasil ao abismo. Chega! FORA MAIA! Assine e compartilhe! Rumo a 5 milhões de assinaturas!

Petição pela cassação de Rodrigo Maia ajuda a tirá-lo da Câmara dos Deputados?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Muita gente (principalmente pessoas simpatizantes ao presidente Jair Bolsonaro) compartilhou a informação na internet. Mas será mesmo que a petição em questão vai fazer o deputado Rodrigo Maia ser cassado? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem, já sabíamos do que se tratava. Não é a primeira vez que temos que vir aqui no Boatos.org desmentir uma petição falsa contida no site em questão. Recentemente, desmentimos uma história que apontava para uma petição pedindo o fechamento do STF (já vimos também petições falsas relacionadas ao fechamento do Congresso, impeachment de Bolsonaro e outras).

Em todos os casos, a mesma coisa acontece. Mesmo que você siga todos os passos (assine a petição, deixe seus dados e compartilhe o link com amigos), nada acontece no final. Normalmente, você é redirecionado a um site tão pesado que o seu celular ou computador acaba travando. Vale dizer que acessar a tal página é tão pouco recomendada que, quanto tentamos fazer isso, o nosso antivírus não deixou o acesso ser completado.

Só para terminar: mesmo que o site (ou a petição) fosse real, não é com uma lista de assinaturas (ainda mais não verificada) que você vai cassar o mandato de um político. Para que isso aconteça, é preciso que um processo de cassação (com um bom motivo) seja aberto. Ou seja: o processo nada tem a ver com uma petição online.

Resumindo: a história que aponta que você deve assinar uma petição pela cassação do presidente da Câmara Rodrigo Maia para que ele deixe o Congresso é falsa. O site que promete contabilizar a sua assinatura não contabiliza nada, promete algo que não pode entregar e ainda por cima rouba os seus dados.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2RCIocR