Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Arnaldo Jabor diz que Bolsonaro é o “cara sem etiqueta que você passa a gostar” #boato

Arnaldo Jabor diz que Bolsonaro é o “cara sem etiqueta que você passa a gostar” #boato

Arnaldo Jabor diz que Bolsonaro é o “cara sem etiqueta que você passa a gostar”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em texto, Arnaldo Jabor diz que o presidente Jair Bolsonaro é o cara sem etiqueta que você passa a gostar quando vê as pessoas que não gostam dele.

Dentre muitos boatos efêmeros (daqueles que viralizam muito por um dia e, afortunadamente, somem depois de desmentidos) existem aqueles que insistem e se reciclar e voltar a circular ano após ano. É o que chamamos (e classificamos) de “clássicos”. É o caso da história de hoje, que aponta para um suposto texto do jornalista e cineasta Arnaldo Jabor.

De acordo com mensagens que circulam online, Arnaldo Jabor teria escrito um texto falando que o presidente Jair Bolsonaro é um “cara sem etiqueta”, com “mais inteligência emocional do que qualquer outro político brasileiro” e que “é o cara que você passa gostar, quando vê o lixo de gente que não gosta dele”. Leia o texto que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Arnaldo Jabor, sempre sendo o Caraaa.… Publicação de Arnaldo Jabor. “Bolsonaro é um tipo de cara sem etiqueta, daqueles que encontramos coçando o saco no barzinho jogando bilhar. Apesar de ter mais estudo do que qualquer professor de humanas da geração Paulo Freire e mais inteligência emocional do que qualquer outro político brasileiro, não há polidez em suas palavras e tão pouco elegância em seu comportamento.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Isso é o que mais incomoda artistas, jornalistas, feministas mal amadas e complexadas, homens frágeis, covardes oportunistas, religiosos falidos na luta contra a própria imoralidade, maconheiros, pedófilos, estupradores e toda patrulha do politicamente correto que suportou calada um circo de corrupção durante duas décadas, mas que agora é ferida com as palavras do presidente “não pudico”.

Bolsonaro é o milico com piadinhas sem graça, é o tiozão que pergunta se já temos pentelho, é um elefante em uma loja de cristais, mas o que me faz a cada dia gostar mais desse cara, é o tipo de gente que não gosta dele, que se ofende com tudo que o cara faz, que do óleo venezuelano em nossas praias à histeria mundial perante o coronavírus, buscam um meio de responsabiliza-lo. Bolsonaro realmente é o cara que você passa gostar, quando vê o lixo de gente que não gosta dele.” Onde é que eu assino, Jabor? #FechadoscomBolsonaro

Arnaldo Jabor diz que Bolsonaro é o “cara sem etiqueta que você passa a gostar”?

O texto gerou inúmeras interpretações (como a de que Bolsonaro é um “babaca do bem” ou que ele só é “sincerão”). Independentemente das conclusões, o fato é que não se trata de um texto escrito por Arnaldo Jabor (até porque a linguagem usada na mensagem é do típico “bolsominion”). Na realidade, a autoria deste conteúdo já havia sido desmentida no Boatos.org em 2020. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que foi dito:

De cara, a mensagem já nos deixou desconfiados. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga (não fala em que situação Jabor escreveu a respeito), alarmista, com erros de ortografia (algo inimaginável em uma crônica escrita pelo jornalista) e sem citar fontes confiáveis.

Além disso, o histórico mostra que sempre é bom desconfiar de textos assinados por Arnaldo Jabor que circulam em redes sociais. Já desmentimos uma dúzia. Há, inclusive, um texto da época das eleições de 2018 no qual Jabor teria elogiado Bolsonaro.

Atenção! Textos falsos atribuídos a Arnaldo Jabor e Alexandre Garcia sempre circulam na web. Saiba quando desconfiar:

Com tudo isso, bastou fazer duas buscas. A primeira foi nos canais de comunicação de Jabor. Atualmente, ele fala no Jornal da Globo. No Jornal da Globo, inclusive, ele criticou o presidente ao falar ironicamente que “estamos salvos” após Bolsonaro minimizar o coronavírus e dizer que o “Brasil está salvo da desgraça e o governo está botando os “pingos no is” (vale a pena assistir aqui).

Se você ouviu o comentário, deve perceber que é muito difícil que o “Arnaldo Jabor” que fez o comentário é o mesmo que escreveu o texto ufanista sobre Bolsonaro. Se você pensou assim, está certo.

A nossa segunda busca foi pela origem do texto. Foi aí que descobrimos que, assim como tantos outros textos, ele surgiu anônimo ou assinado por pessoas não famosas em redes sociais (há uma semana) e só depois ganhou a autoria de Jabor (há uns dois dias).

Resumindo: o texto que está circulando online e “elogiando” a autenticidade de Bolsonaro não é de autoria de Arnaldo Jabor. A mensagem já havia, sido, inclusive desmentida em 2020 e agora, em 2021, entrou para o rol de “boatos clássicos”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/34S2jgr