Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Apagão da internet, intervenção militar e caçada a bolsonaristas acontecerão em 20 e 21 de dezembro #boato

Apagão da internet, intervenção militar e caçada a bolsonaristas acontecerão em 20 e 21 de dezembro #boato

Apagão da internet, intervenção militar e caçada a bolsonaristas acontecerão em 20 e 21 de dezembro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Estoquem comida, tenham dinheiro no bolso e se comuniquem por rádio. Nos dias 20 e 21 de dezembro, terroristas vão caçar bolsonaristas, bancos serão fechados e internet será desligada. Será a intervenção militar.

As teorias da conspiração QAnon (que falam sobre um tal grande reset, novo sistema financeiro e, na realidade, ajudam picaretas a lucrar) se confundem com a realidade alternativa que alguns bolsonaristas mais radicais vivem. A história de hoje é um exemplo de como as duas coisas podem ser juntadas.

Mensagens que circulam na internet apontam que, entre 20 e 21 de dezembro, “vai acontecer”. O texto não é muito claro que o que iria acontecer (em alguns momentos, dá a impressão que é a intervenção militar. Em outros, não), mas aponta que “bolsonaristas serão caçados por terroristas”, que a internet será apagada e que até o sistema financeiro irá parar. Leia duas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Vai acontecer entre 20 e 21. Retire do carro ou casa referências patrióticas como adesivos do Bolsonaro ou bandeiras. Será alvo dos terroristas caçar bolsonaristas. Tenha dinheiro papel no bolso. Internet e celulares poderão serem desligados e cartões poderão não funcionar. Passaremos um período fechados em casa. Estoquem comida, remédios e abasteçam. Será pior em São Paulo, Minas Gerais, Rio e Bahia.  Repassem essa informação!

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 2: Se preparem! Arrumem rádios, pilhas, lanternas, saquem dinheiro vivo para uns 15 dias! Provavelmente ficaremos sem sinal de internet e telefone, talvez até energia. Encontrem a antena, dizia a postagem do Bolsonaro Tv ontem. Procurem sinal de rádio! Será onde conseguiremos informações. Se preparem da melhor maneira q puderem! A hora está chegando!

Apagão da internet e caçada a bolsonaristas acontecerão em 20 e 21 de dezembro?

A mensagem está caindo como uma bomba em grupos no WhatsApp de bolsonaristas mais radicais. Só que (assim como tantas outras mensagens), a história que aponta para os tais dias “20 e 21” é falsa.

Os textos já deixam na cara que a mensagem é, no mínimo, suspeita. Os textos têm características de fake news como o caráter vago (muito vago mesmo), o tom alarmista (muito alarmista mesmo), os erros de português, a falta de citação de fontes confiáveis (na realidade, o texto não cita fonte alguma) e o pedido de compartilhamento.

Ao analisar o texto, vimos que ele repete ladainhas que já desmentimos. Não foi uma vez (como neste exemplo aqui) que o Boatos.org desmentiu (e estava certo) que não ocorreria uma intervenção militar em breve. Também não foram poucas vezes que desmentimos a tese falsa de “grande reset mundial”. A mensagem que circula online nada mais é do que um reforço destas mesmas fake news.

Ao buscar por fontes confiáveis, nada temos sobre “o tal grande reset” como sobre a intervenção militar nos dias 20 e 21 de dezembro de 2022. Como imaginávamos, as teses não passavam de devaneios que circulam por aí.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a intervenção militar vai acontecer entre os dias 20 e 21 de dezembro de 2022. As mensagens que circulam na internet não procedem e não passam de reforço de fake news já desmentidas pelo Boatos.org.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso