Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes diz que não terá voto impresso e nem Bolsonaro em 2022 #boato

Alexandre de Moraes diz que não terá voto impresso e nem Bolsonaro em 2022 #boato

Alexandre de Moraes diz que não terá voto impresso e nem Bolsonaro em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ministro Alexandre de Moraes afirma que Brasil não terá voto impresso e, talvez, nem eleição de Jair Bolsonaro em 2022.

As eleições presidenciais brasileiras, que ocorrem em 2022, ainda estão, relativamente, longe de acontecer. O pleito deve ocorrer em outubro do próximo ano, mas as discussões sobre uma possível mudança no modo de votação estão à todo vapor.

No dia 13 de maio de 2021, o presidente da Câmara Arthur Lira leu o ato de instalação da comissão que vai debater o uso do voto impresso. E o presidente Jair Bolsonaro reagiu à ação, afirmando que “ninguém passará por cima da decisão do parlamento brasileiro”, se referindo à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caráter inconstitucional da proposta.

Em meio à confusão, uma história começou a fazer sucesso nas redes sociais. De acordo com uma publicação, o ministro Alexandre de Moraes não teria gostado nada da declaração do presidente Bolsonaro. Segundo a história, o ministro teria dito que não haverá voto impresso no Brasil e muito menos a eleição de Bolsonaro em 2022. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

“#URGENTE MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES DO STF SOBE O TOM SOBRE AMEAÇAS DE BOLSONARO. “NÃO TERÁ VOTO IMPRESSO EM 2022 E NEM TALVEZ BOLSONARO EM 2022. O RECADO ESTA DADO”.

Alexandre de Moraes diz que não terá voto impresso e nem Bolsonaro em 2022?

A informação caiu como uma bomba nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muitos apoiadores do presidente Bolsonaro revoltados (muitos pedindo, de novo, intervenção militar). Apesar disso, a história não passa de balela. A explicação fica por conta da falta de provas e pelo desmentido do próprio STF.

Basta olhar para a publicação para perceber que ela apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis. Além disso, nos últimos anos, diversas histórias falsas sobre o método de votação nas eleições pipocaram na internet.

A equipe do Boatos.org já desmentiu diversas delas, como a que dizia que um ataque hacker revelou fraude nas urnas eletrônicas. Também a que indicava que o governo federal teria criado o programa Vote em Casa, em 2020, e por fim, a que apontava que as urnas eletrônicas já estariam saindo de Brasília com os votos computados.

Ao procurar por mais informações sobre o assunto, não encontramos nada. Em nenhuma fonte confiável. Se isso não fosse suficiente, o próprio Supremo Tribunal Federal (STF) desmentiu a história. De acordo com o STF, a montagem que está circulando nas redes sociais é falsa e o ministro Alexandre de Moraes nunca fez tais afirmações sobre as eleições.

É FALSA a declaração atribuída ao ministro Alexandre de Moraes de que não haverá voto impresso e nem Bolsonaro em 2022. A VERDADE é que a montagem que está circulando nas redes sociais é mais uma fake news. O ministro nunca fez tais afirmações sobre as eleições de 2022.

Por fim, é importante lembrar que o STF já vem derrubando as decisões favoráveis do Congresso sobre o voto impresso há algum tempo, como em 2011 e em 2020. Além disso, a utilização do voto impresso pode trazer sérios problemas para os eleitores, uma vez que pode ser utilizado como comprovante no caso de compra de votos. Se isso não bastasse, a votação impressa poderia aumentar os custos das eleições (o que não seria nada interessante dado o cenário atual do país) e ser passível de fraudes se não for bem administrada.

Em resumo: a história que diz que o ministro Alexandre de Moraes teria dito que o Brasil não terá nem voto impresso e muito menos Bolsonaro eleito em 2022 é falsa! Após procurarmos por mais informações sobre o assunto, não encontramos nada. Além disso, descobrimos que o próprio STF desmentiu a história, afirmando que o ministro Alexandre de Moraes nunca fez tais afirmações sobre as eleições. Ou seja, a história não passa de balela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1
Marcações: