Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula anunciou Dilma como ministra da Economia em entrevista ao podcast Flow #boato

Lula anunciou Dilma como ministra da Economia em entrevista ao podcast Flow #boato

Lula anunciou Dilma como ministra da Economia em entrevista ao podcast Flow, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante entrevista no Flow Podcast, Lula anunciou que Dilma será sua ministra da Economia, caso vença as eleições

No dia 18 de outubro de 2022, o ex-presidente e candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva participou do famoso Flow Podcast. Em conversa com Igor 3k, Lula falou sobre política e sua vida pessoal.

Ao longo da transmissão, a entrevista chegou a registrar 1 milhão de espectadores assistindo ao mesmo tempo. Essa é a maior audiência simultânea registrada em uma entrevista no Flow Podcast. Maior até do que a conversa com o presidente Jair Bolsonaro, em agosto de 2022.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, a entrevista de Lula deu o que falar. Segundo a publicação, Lula teria anunciado no Flow Podcast que  Dilma será sua ministra da Economia, caso vença as eleições. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “RESUMO DA ENTREVISTA DO LULA: * TENHO QUE MENTIR  * ZOOU OS LGTV * ANUNCIOU DILMA MINISTRA DA FAZENDA * AMEAÇOU BOTAR O NEYMAR NA CADEIA FOI ISSO… ELE ESTÁ DEBILITADO, AGUENTOU SÓ UMA HORA. #LulaNoFlow #lulatransfobico”. Versão 2: “O gente a Ministra da Economia do Lula vai ser a Dilma”.

Versão 3: “Molusco ontem no flow: – Falou que Dilma será a ministra da economia; – Falou que pra usar redes sociais as pessoas vão ter de fazer registro oficial prévio; – falou que vai acabar com empregos por aplicativo; – falou que teto de gastos vai acabar. O golpe tá aí, cai quem quer!”. Versão 4: “Lula tem que ganhar e botar a Dilma como ministra da economia, bora Brasil”.

Lula anunciou Dilma como ministra da Economia em entrevista ao podcast Flow?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e logo se transformou em conteúdo para apoiadores de Bolsonaro, que repudiaram a suposta afirmação. Entretanto, a história não é real. A explicação fica por conta da falta de provas.

Ao olharmos a mensagem, ficamos bastante desconfiados. Ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de provas e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Bem, ao analisar a entrevista do ex-presidente Lula ao Igor 3K, no Flow Podcast, encontramos apenas uma menção à Dilma durante toda a conversa. E a ex-presidente Dilma Rousseff sequer foi citada por Lula, mas sim pelo apresentador Igor 3k. O nome de Dilma foi levantado durante a conversa sobre como o PT se afastou de sua base política e, ao longo dos anos, teria se tornado um pouco soberbo. A entrevista transcrita na íntegra pode ser encontrada no site UOL Eleições.

Não sei se é por isso. Eu acho que o PT, de uma forma geral, ele acaba, bom, você ganha a primeira vez, aí você ganha a segunda vez, e você consegue emplacar a Dilma também, né? Então, cara, eu não sei, eu acho que… parece que o PT meio que “porra, eu sou PT, eu sou foda”. Entendeu?.

Se isso não bastasse, não existe qualquer anúncio oficial sobre o próximo ministro da Economia, o que é compreensível, uma vez que Lula ainda não venceu as eleições. Entretanto, esse assunto está sendo fruto de pressões, inclusive, de Bolsonaro no debate presidencial da Band. Apesar disso, Lula prefere não falar sobre o tema.

Algumas falas do ex-presidente Lula, porém, indicam que ele não deve chamar a ex-presidente Dilma Rousseff para compor seu governo. No dia 7 de maio de 2022, Lula afirmou que Dilma não fará parte de seu governo, caso vença as eleições. Na oportunidade, ele disse que tem uma relação de companheirismo com a ex-presidente e que jamais colocaria Dilma em um ministério, porque ela deve ser lembrada por ter sido a primeira presidente mulher do Brasil.

Em resumo: a história que diz que Lula teria afirmado, no Flow Podcast, que Dilma seria sua ministra da Economia, caso vença as eleições é falsa! Lula nem sequer citou o nome de Dilma durante sua entrevista ao Flow Podcast. A única vez que o nome de Dilma foi mencionado, foi pelo apresentador Igor 3k, quando ele falava sobre como o PT se afastou de sua base política e, supostamente, teria se tornado um pouco soberbo. Além de tudo isso, em maio de 2022, Lula afirmou que Dilma não vai compor seu novo governo. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso