Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Alexandre de Moraes tenha mandado Exército derrubar satélite de Elon Musk

É falso que Alexandre de Moraes tenha mandado Exército derrubar satélite de Elon Musk

Alexandre de Moraes mandou Exército derrubar satélite de Elon Musk, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Alexandre de Moraes mandou o Exército Brasileiro derrubar o Starlink, satélite de Elon Musk.

Análise

As redes sociais continuam em polvorosa com a queda de braço entre Elon Musk (com boa parte da extrema-direita o apoiando) e Alexandre de Moraes (apoiado por boa parte da esquerda brasileira). Em meio a este contexto, temos mais uma fake news que viralizou por aí.

A última das histórias que tivemos acesso aponta que Alexandre de Moraes teria tomado uma atitude drástica em relação ao bilionário sul-africano: teria mandado o Exército do Brasil derrubar o Starlink, satélite de Elon Musk.

Junto ao conteúdo há uma suposta foto de uma tentativa do Exército em derrubar o satélite. Leia a mensagem que circula online e está sendo compartilhada por diversos perfis:

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Xandão manda exército derrubar satélite de Musk URGENTE ALEXANDRE DE MORAES ORDENA QUE EXÉRCITO DERRUBE SATÉLITES DE ELON MUSK foto: com recursos limitados, soldados brasileiros tentar derrubar um dos satélites da rede spacex

Checagem

Esta não é a primeira (e nem será a última) fake news sobre Elon Musk x Alexandre de Moraes. Para desmentir mais esta, vamos responder às seguintes questões: 1) É verdade que Alexandre de Moraes mandou o Exército derrubar o satélite de Elon Musk? 2) Seria possível Alexandre de Moraes dar tal ordem? 3) O Exército Brasileiro conseguiria derrubar o satélite de Elon Musk?

É verdade que Alexandre de Moraes mandou o Exército derrubar o satélite de Elon Musk?

Obviamente não. Assim como outros fakes que desmentimos de “ordens absurdas” (como entrega do passaporte ou proposta de compra da Globo), a história só está circulando em perfis de pessoas alucinadas com as discussões que estão ocorrendo.

Não consta nenhuma ordem oficial do ministro do STF para se tocar no Starlink. Também seria um pedido, digamos, inviável.

Seria possível Alexandre de Moraes dar tal ordem?

Não. Primeiro porque não é assim que a coisa funciona. A Stalink, de fato, tem grande dominância no mercado de internet no Brasil (principalmente na região da Amazônia) . Porém, qualquer movimento poderia ocorrer nos contratos e autorizações que a empresa tem para explorar os serviços no Brasil (o que, por enquanto, não está no horizonte).

Segundo, que, mesmo que contratos fossem quebrados, não ocorreria “derrubadas do satélite”. Vale apontar que os satélites, como mostra este site, não ficam fixos em um local. Eles andam por diversos locais do Globo e passam pelo Brasil. No momento de acesso, apenas um estava na rota do país.

O Exército Brasileiro conseguiria derrubar o satélite de Elon Musk?

Não. Nem com vassouras, nem com mísseis. A derrubada de satélites é algo que está sendo discutido por governos militares (como da Rússia) e pela própria Space X (também empresa de Elon Musk). Porém, tudo está em discussão. E claro, isso tem gerado polêmica por aumentar a quantidade de “lixo espacial”.

Conclusão

Fake news ❌

Além de se tratar de um absurdo e ser inviável, é falso que Alexandre de Moraes tenha determinado qualquer derrubada de satélites de Elon Musk. A história é mais uma fake news de um pessoal que já está bem alucinado com o embate entre o bilionário e o STF.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).