Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Elon Musk tenha feito proposta para comprar a Globo no Brasil

É falso que Elon Musk tenha feito proposta para comprar a Globo no Brasil

Elon Musk fez proposta para comprar Globo, diz boato, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Bilionário Elon Musk fez uma proposta para comprar a Globo após polêmicas no Brasil.

Análise

As publicações de Elon Musk com ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes têm gerado uma euforia em pessoas da extrema-direita brasileira nas redes. Muitas delas estão tomando como verdade uma “novidade”.

De acordo com diversas publicações, Elon Musk havia feito uma proposta comprar a TV Globo. A partir daí, muitas pessoas começaram a torcer e apontar a proposta como “verdade absoluta”. Leia duas versões da mensagem que circula online:

Versão 1: Elon Musk: Globo, qual o valor da sua emissora? Pagarei o preço que for necessário pela liberdade brasileira. Versão 2: URGENTE: Elon Musk compra Globo, encerra JN e anuncia nova bancada do jornal da noite da emissora. Novos apresentadores exigem que a emissora passe por um processo de dedetização. 

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Checagem

Como a história gerou dubiedades, estamos aqui para realizar a checagem do conteúdo respondendo a algumas questões: 1) É verdade que Elon Musk pretende comprar a Globo? 2) De onde saiu esta história? 3) Há alguma chance dele comprar a Globo ou algum canal de TV brasileiro?

É verdade que Elon Musk pretende comprar a Globo?

Não. Para além de perfis em redes sociais (como o X, do próprio bilionário), não há nada que indique que Elon Musk pretenda ou vá comprar a TV Globo. Para além disso, a “fonte primária” da história já denota o fake.

De onde saiu esta história?

Um perfil chamado “O Elon Musk BR” foi criado por algum brasileiro com o intuito de colocar mais fogo na história. Uma das publicações do perfil foi a “proposta de compra da Globo”. O que nem todos se atentaram (ou não quiseram se atentar) é que o perfil é de paródia.

Há alguma chance de Elon Musk comprar a Globo ou algum canal de TV brasileiro?

Mesmo que Elon Musk quisesse comprar a TV Globo, a lei brasileira não permitiria isso. Não é permitido que qualquer empresa de comunicação brasileira tenha mais do que 30% de capital estrangeiro. Logo, ele não poderia “comprar” ou mesmo ser “sócio majoritário da TV Globo”.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Elon Musk pretenda, tenha feito ou vá comprar a Globo. Além de isso não ser possível, a balela surgiu de um perfil fake do bilionário.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).