Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Nem Alexandre de Moraes pediu passaporte de Elon Musk nem g1 deu notícia

Nem Alexandre de Moraes pediu passaporte de Elon Musk nem g1 deu notícia

Alexandre de Moraes deu 24 horas para Elon Musk entregar passaporte, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – Notícia publicada no g1 aponta que Alexandre de Moraes havia dado 24 horas para Elon Musk entregar seu passaporte.

Análise

Em meio às discussões ocasionadas (ou incendiadas) pelos comentários de Elon Musk, está circulando em redes sociais mensagens que apontam para uma “notícia bombástica” do portal g1.

De acordo com um print que está viralizando em redes sociais, Alexandre de Moraes teria dado uma ordem drástica em relação a Elon Musk. Ele teria mandado o bilionário entregar o passaporte e outras coisas mais. Leia:

g1 POLÍTICA Moraes dá 24 horas para Elon Musk entregar o passaporte e a chave do foguete SpaceX na Polícia Federal e proíbe o bilionário de deixar o planeta. Por Fernanda Vivas, TV Globo – Brasília

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que Alexandre de Moraes ordenou que Elon Musk entregue o passaporte? 2) O portal g1 publicou uma notícia que aponta que a ordem do ministro do STF? 3) Alexandre de Moraes poderia mandar Elon Musk entregar o seu passaporte?

É verdade que Alexandre de Moraes ordenou que Elon Musk entregue o passaporte?

Não. Não consta nenhuma ordem por parte do STF que aponte que Elon Musk entregue o passaporte. A única coisa que Alexandre de Moraes fez foi determinar a abertura de uma investigação contra Elon Musk e reforçar que o X teria que cumprir algumas sanções se liberasse contas banidas pela Justiça brasileira. 

Não há qualquer determinação de entrega de passaporte ou as outras coisas que nem vamos entrar no mérito por aqui.

O portal g1 publicou uma notícia que aponta que a ordem do ministro do STF?

Também não. Na realidade, o que houve foi uma adulteração no código-fonte de uma página do portal de notícias da Globo e, em seguida, um print da página.

Conseguimos ver, pela autoria de Fernanda Vivas e o horário de publicação de 07/04/2024 às 20h37, que a adulteração foi feita em cima de uma matéria com o título “Após ameaças de Musk, Moraes determina investigação de bilionário e ordena que rede X não desobedeça a decisões judiciais”.

Alexandre de Moraes poderia mandar Elon Musk entregar o seu passaporte?

Poderia, mas não seria muito efetivo. Primeiro, porque o STF não tem competência de atuar fora do Brasil. Qualquer ação contra Elon Musk, de nacionalidades sul-africana, canadense e norte-americana, teria que passar pela Justiça de algum dos países. É improvável que um pedido como esse tivesse êxito contra o bilionário na Justiça do exterior.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Alexandre de Moraes tenha pedido para Elon Musk entregar o seu passaporte, assim como é falso que o g1 tenha dado tal notícia. A história é mais um fake que está circulando após o início das discussões entre o bilionário e a Justiça do Brasil.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).