Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes mandou colocar snipers no 7 de setembro em Brasília #boato

Alexandre de Moraes mandou colocar snipers no 7 de setembro em Brasília #boato

Alexandre de Moraes mandou colocar snippers no 7 de setembro em Brasília, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Alexandre de Moraes vai colocar snipers para proteger a Esplanada dos Ministérios, no dia 7 de setembro.

Em 2022, o Brasil comemora 200 anos de sua independência de Portugal. Em 1822, nas margens do rio Ipiranga, Dom Pedro I proclamou a independência da então colônia brasileira. Desde 1946, a data de 7 de setembro é considerada feriado nacional em comemoração à Independência do Brasil.

Nesse dia, muitos brasileiros comemoram a data com patriotismo, por meio de desfiles civis, exaltando as belezas e a história do país. Mas em 2021, a data tomou um novo curso, com manifestações em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e pedindo, inclusive, o fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF).

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, parece que o STF estaria se preparando para o 7 de setembro de 2022. Segundo uma publicação, o ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, teria contratado snipers para proteger a Esplanada dos Ministérios, no dia 7 de setembro de 2022. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “Um dia Alexandre de Moraes fala em colocar snipers na Esplanada dos Ministérios para intimidar o povo no 7 de setembro, no outro Fachin proíbe a aquisição de armas de fogo pelo cidadão. Sabe aquele sentimento de abandono? Sinto todos os dias”. Versão 2: “A mando de quem os Snipers estarão em posição na esplanada dos ministérios dia 07 em Brasília, não pode ter sido pelas FA, seria o governo do Distrito, ou tem a mão do Alexandre de Moraes, Snipers é um absurdo…”.

Alexandre de Moraes mandou colocar snipers no 7 de setembro em Brasília?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e deixou muitas pessoas revoltadas, principalmente, aqueles que têm atacado o STF na internet. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta do “equívoco de um pequeno detalhe”.

Ao se deparar com a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, o STF tem sofrido diversos ataques nas redes sociais, resultando em histórias falsas sobre a instituição. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o STF iria impugnar a candidatura de Bolsonaro, após pesquisa do PT mostrar 62% de intenção de votos no presidente. Também a que indicava que ministros do STF iriam fugir para a Europa na semana do 7 de setembro de 2021 e, por fim, a que apontava que o STF iria proibir a Bíblia no Brasil.

Ao pesquisar por mais informações, descobrimos que, de fato, a segurança será reforçada durante o dia 7 de setembro, no Distrito Federal (DF). A Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF) vai acompanhar, ao vivo, toda a movimentação na Esplanada dos Ministérios durante a data. Além do acesso à Praça dos Três Poderes ser restrito, com bloqueio de grades e ostensivo policiamento, a SSP-DF vai contar com snipers para monitorar a movimentação na Esplanada.

Entretanto, a operação não tem nada a ver com o ministro Alexandre de Moraes. Como é possível ver, a mega operação de segurança está sendo organizada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, que espera um grande público, principalmente, por causa dos discursos inflamados do presidente Jair Bolsonaro, que insistentemente tem convocado seus apoiadores para o ato. E devido aos acontecimentos de 2021, a preocupação é legítima. Vale lembrar que a SSP-DF é comandada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), aliado de Bolsonaro.

Por fim, o próprio ministro Alexandre de Moraes desmentiu toda a história. De acordo com ele, essas mensagens têm sido criadas por “milícias digitais”. Além disso, o ministro também afirmou que o Poder Judiciário irá trabalhar para responsabilizar todos os responsáveis.

Em resumo: a história que diz que Alexandre de Moraes contratou snipers para proteger a Esplanada dos Ministérios no dia 7 de setembro é falsa! É verdade que a Esplanada dos Ministérios terá segurança reforçada no dia 7 de setembro, mas a ação não tem nada a ver com o ministro Alexandre de Moraes. Na realidade, todo o esquema de segurança está sendo feito pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal que, por sua vez, está sob as ordens do governador Ibaneis Rocha (MDB), aliado de Bolsonaro. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso