Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Trio do STF quer impugnar Bolsonaro após pesquisa do PT mostrar 62% de intenção de votos do presidente #boato

Trio do STF quer impugnar Bolsonaro após pesquisa do PT mostrar 62% de intenção de votos do presidente #boato

Trio do STF quer impugnar Bolsonaro após pesquisa do PT mostrar 62% de intenção de votos do presidente, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Bomba em Brasília. O PT resolveu fazer uma pesquisa interna e o resultado foi 62% para Bolsonaro e 17% para Lula. Por isso, o “trio do STF” vai impugnar a campanha do atual presidente.

Daqui até outubro, não são poucas as histórias malucas que vão aparecer em redes sociais. Hoje, vamos falar de uma “amostra” que tivemos nos últimos dias. Trata-se de uma suposta “bomba em Brasília”.

De acordo com um texto que está sendo espalhado pelo WhatsApp, o PT resolveu fazer uma pesquisa eleitoral interna e o resultado foi 62% para Bolsonaro e 17% para Lula. Como o partido ficou desesperado, foi buscada uma forma de acabar com a candidatura dele.

A mensagem aponta que “roubar na apuração” não é possível porque a “FFAA” estaria atenta para as urnas e que matar também não daria certo porque o “povo” se revoltaria. Com isso, o “trio do STF” (não identificado na mensagem) iria impugnar da chapa de Bolsonaro. No final, o texto fala em 7 de setembro e pede compartilhamento. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

BOMBA EM BRASÍLIA: O TRIO QUER IMPUGNAR A CHAPA DE BOLSONARO. Numa pesquisa INTERNA, NÃO FALSA, o PT descobriu que Lula SÓ TEM 17% dos votos e que BOLSONARO GANHA no primeiro turno COM 62% dos votos. ROUBAR na apuração está DIFÍCIL, porque as FFAA ESTÃO em cima. Só RESTA dois caminhos pra BANDIDAGEM: MATAR Bolsonaro ou IMPUGNAR a chapa. Matar Bolsonaro (que tem apoio popular inquestionável) OCASIONARIA uma revolta popular com CONSEQUÊNCIAS imprevisíveis. PARECE só restar IMPEDIR Bolsonaro concorrer. Se a bandidagem CHEGAR a tanto, a REVOLTA POPULAR será DEVASTADORA para o STF e Congresso. NINGUÉM VAI segurar.

O TRIO (pressionado por Lula, Zé Dirceu e PCC) não tem limites. Os próximos dias SERÃO TENEBROSOS. O DESESPERO da esquerdalha é total. Eles SABEM que NAS URNAS eles serão FRAGOROSAMENTE derrotados. Mas Bolsonaro não pode se reeleger, na VISÃO DELES. Será o FIM do BLOCO COMUNISTA da América LATINA … POVO NAS RUAS DIA 7 DE SETEMBRO EM MASSA !!! Será a NOSSA decisão de NÃO sermos a próxima Argentina, Venezuela, Cuba, etc … O FUTURO dos nossos filhos e famílias ESTÁ NAS NOSSAS MÃOS !!! COMPARTILHE

Trio do STF quer impugnar Bolsonaro após pesquisa do PT mostrar 62% de intenção de votos do presidente?

Não demorou para a mensagem tomar conta de diversas redes sociais. Só que, assim como já mostramos em outros casos, não tem nada de real na mensagem em questão. O teor é tão maluco que fica até difícil fazer uma checagem. Por isso, vamos mostrar que há trechos totalmente sem lógica que derrubam a tese.

Quando se refere a “trio do STF”, a pessoa da mensagem faz uma alusão aos ministros que passaram, estão e passarão pela presidência do TSE em 2022: Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Alexandre de Moraes.

Ao falar de “impugnação”, a pessoa se refere a uma possível sanção por conta do comportamento do presidente em relação ao processo eleitoral. O TSE, de fato, abriu uma investigação contra o presidente. Porém, não é possível cravar (como aponta a mensagem) que resultará na impugnação. Muito menos é possível acusar que há um “golpe nisso”.

Além disso, a mensagem se baseia em declaração falsas/absurdas. Uma delas é a que aponta que Bolsonaro teria 62% em uma pesquisa interna do PT. Além de não apontar para qualquer prova da pesquisa, números como esse são muito pouco prováveis em pesquisas sérias.

Além disso, as conjecturas de que as urnas são seguras só porque as “FFAA” estão de olho e que “estão tentando derrubar Bolsonaro para que ele não ganhe” (o que os números reais não mostram) não têm muita lógica.

Junte isso ao fato da fonte da informação ser “mensagens no WhatsApp” sem nenhuma assinatura de autoria e temos mais um típico boato de internet. Em outras palavras, fake news.

Resumindo: não procede a informação que aponta que o “trio do STF” está tentando impugnar Bolsonaro por causa de uma pesquisa que mostra o presidente com 62% é falsa. Não passa de mais uma fake news sobre as eleições.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: