Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > Alexandre de Moraes mandou Anatel desligar internet no Brasil #boato

Alexandre de Moraes mandou Anatel desligar internet no Brasil #boato

Alexandre de Moraes mandou Anatel desligar internet no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um jornalista da CNN acabou de noticiar que o ministro Alexandre de Moraes acabou de mandar uma notificação extra judicial para a Anatel desligar a internet no Brasil hoje às 22h.

O que não tem faltado na internet é informação falsa sobre supostas decisões do ministro Alexandre de Moraes. Em meio a protestos de bolsonaristas em estradas do país, a última história aponta que ele teria “rompido os limites” para evitar a “maior manifestação do Brasil”.

De acordo com a mensagem que circula online, Alexandre de Moraes mandou a Anatel desligar a internet no Brasil. A informação teria sido dada por um jornalista da CNN. Leia a mensagem que circula online, principalmente em redes sociais como o WhatsApp e Telegram:

ATENÇÃO PATRIOTAS Um jornalista da CNN acabou de apurar a Notícia. Alexandre de Morais acabou de mandar uma notificação extra judicial para Anatel que vai ser passada agora para as empresas de internet a partir das 22:00 horas todos os servidores de internet do Brasil vão ser desligados para evitar que seja coordenada a maior manifestação da história do Brasil nessa quarta feira (Repassem urgente)

Alexandre de Moraes mandou Anatel desligar internet no Brasil?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É claro que muita gente ficou assustada com a mensagem e saiu a compartilhando por aí. Porém a história que aponta para a suposta ação de Alexandre de Moraes é falsa. Não há nada sobre a Anatel “desligar a internet no Brasil”.

A informação que circula online (se é muito parecida com outras fake news recentes como essa, essa e essa) não procede. Há alguns motivos para isso. O primeiro está na ausência da notícia, que seria uma “bomba” e viraria notícia em todos os veículos de mídia, em qualquer fonte confiável. Aliás, nem mesmo a CNN (citada no texto) noticiou a história. Ao contrário, há um desmentido do site da emissora sobre o assunto.

O segundo está no absurdo de se falar que Alexandre de Moraes iria “notificar extra judicialmente”. Como um membro do Poder Judiciário, ele não faz “notificação extra judicial” (isso é função de advogado). Quando alguém do Judiciário informa alguém é “judicial”.

O terceiro está no fato da própria Anatel não ter se manifestado a respeito do assunto. Mais do que isso: a mensagem circula desde o dia 1º de novembro de 2022. Hoje é dia 2 e, como você pode perceber, nada foi desligado na internet brasileira.

Ao analisar a mensagem, vimos que ela segue o “pacote básico” de fake news online. Ela é vaga, alarmista, tem erros de português, pede compartilhamento e não cita nenhuma fonte confiável que confirme a informação. Ou seja: ela não só é falsa como também se o “pacote completo” das informações falsas.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Alexandre de Moraes mandou a Anatel desligar a internet no Brasil. O texto é refutado por alguns motivos e não passa de mais um boato que circula online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso