Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Abin descobriu que diretor da PF, Valeixo, estava passando informações para Doria e segurando informações sobre a facada e Witzel #boato

Abin descobriu que diretor da PF, Valeixo, estava passando informações para Doria e segurando informações sobre a facada e Witzel #boato

Abin descobriu que diretor da PF, Valeixo, estava passando informações para Doria e segurando informações sobre a facada e Witzel, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Abin acabou de descobrir que o diretor da Polícia Federal, Marcelo Valeixo, estava segurando informações sobre a facada em Bolsonaro, sobre irregularidades do governo do Rio de Janeiro e, ainda por cima, estava passando informações sigilosas para Doria.

A saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça já tem gerado uma enxurrada de notícias falsas vindas de redes de simpatizantes a Bolsonaro. No caso de agora, a história aponta para uma denúncia grave contra o ex-diretor da Polícia Federal, Marcelo Valeixo. De acordo com a mensagem, a Abin teria descoberto “falcatruas de Valeixo”.

O texto aponta que a Abin descobriu que Valeixo (chamado de Aleixo no texto) estava passando informações privilegiadas a Doria e encobrindo inquéritos relacionados à facada em Bolsonaro e supostas irregularidades do governo de Wilson Witzel. A mensagem aponta, ainda, que esse foi o motivo para Bolsonaro não esperar o fim da pandemia para “detonar Moro” e que há um golpe tramado por todos para derrubar o presidente. Leia:

BOMBA!!! DIVULGUE AO MÁXIMO MUITOS AINDA QUESTIONAM PORQUE BOLSONARO NÃO ESPEROU O FIM DA PANDEMIA PARA DETONAR MORO. EIS, portanto, A RAZÃO: O fato é que A ABIN descobriu que o diretor da PF, o tal ALEIXO, já demitido, graças a Deus, estava segurando informações relevantes sobre irregularidades do governo do Rio de Janeiro e sobre a criminosa e sórdida tentativa de matar o Bolsonaro com uma facada, e, além de tudo isso, pior ainda, pois este tal diretor já foi demitido, este mesmo sujeitinho, estava passando INFORMAÇÕES SUPER-SIGILOSAS PARA o próprio DÓRIA, nosso inimigo!!! Como pode? Era uma trama para derrubar um governo constituído pelo voto!!!

Assim, Desde março Bolsonaro já sabia desta sórdida traição dentro do palácio, mas, inteligentemente, esperou que Moro o informasse. Moro obviamente continuou seu esquema de traição ao nosso governo e Nada Infirmou e descaradamente se omitiu mesmo sabendo que Dória juntamente com Maia, FHC, Alcolumbre e Tofolli estavam tramando a derrubada do nosso presidente, provavelmente com ajuda dele mesmo o agira traidor Moro. Bolsonaro, então, jogou o assunto na mesa e o ministro empalideceu, ficou sem voz, e sem outro jeito, resolveu descaradamente e sem-caráter, nas costas do presidente, (que havia exonerado seu subordinado que era o informante da esquerda), fazer esta descarada e Covarde coletiva Mentirosa, é muita cara de pau, para todos os Brasileiros, esta hórrida traição de dentro do seio do governo eleito por 62 milhões de patriotas!!! Resultado: é como se tivesse saído pela janela do banheiro! Descarado, vai ter o julgamento do povo! Safado!

Abin descobriu que diretor da PF, Valeixo, estava passando informações para Doria e segurando informações sobre a facada e Witzel?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem se espalhou com muita força na internet e chamou atenção por aí. Mas será mesmo que a Abin descobriu tudo isso sobre Marcelo Valeixo, diretor da Polícia Federal? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem, por si só, já nos gera desconfianças. Como “bom boato”, ela carrega diversas características de fake news como ser vaga (não apresenta qualquer detalhe de como foi a descoberta, está em qual relatório etc), alarmista (é repleta de acusações pesadíssimas), com erros de português (há erros até no nome do diretor, chamado de Aleixo) e nenhuma citação de fontes confiáveis.

Para além disso, há um detalhe que nos incomodou. Como é possível ver, as informações em questão são gravíssimas. Porém, não vimos nenhuma prova que embase o que é dito. Ao buscarmos por mais detalhes sobre o assunto na internet não só não encontramos provas como encontramos alguns detalhes que enfraquecem a tese.

O primeiro erro na mensagem está em dizer que Bolsonaro “detonou Moro”. Como vocês viram, foi o ex-juiz que pediu demissão do Ministério da Justiça. O segundo erro está na acusação de que Valeixo está “segurando os inquéritos” sobre Witzel e sobre a facada contra Bolsonaro.

Sobre o inquérito em relação à facada em Bolsonaro. A primeira conclusão foi feita em setembro de 2018 (menos de um mês após a facada) e dava conta que Adélio agiu sozinho. Detalhe: o diretor-geral da PF não era Marcelo Valeixo. No momento, há investigações em um segundo inquérito. Porém, não existem provas (até o momento) que alguém tenha mandado dar a facada em Bolsonaro.

Sobre as acusações de que um “inquérito sobre Witzel” está sendo segurado e denúncias de vazamento, como sempre, a história “surgiu do nada”. Como falamos, não há nenhuma prova apresentada de que isso seja real. Por fim, a tese do “golpe” de Maia, Alcolumbre, Toffoli etc. Essas acusações já foram desmentidas em mais de uma oportunidade aqui no Boatos.org (leia aqui, aqui e aqui).

Vale dizer, ainda, que acusações fortes como essa virariam notícia ou pelo menos virariam munição e motivos para o próprio Jair Bolsonaro demitir Valeixo. Como foi possível ver nas declarações públicas do presidente, o tal argumento de que “Valeixo era um vazador”, “que abafava inquéritos” ou que tem um “relatório da Abin” não foi utilizado.

Resumindo: a mensagem que circula na internet é falsa. Não há quaisquer provas de que Marcelo Valeixo tenho abafado inquéritos e vazado informações. Também não é verdade que Bolsonaro “detonou Moro” ou que haja um golpe contra o presidente. Trata-se de mais um textão falso com cunho político que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Otkv5l