Zelensky é flagrado com cocaína na mesa de trabalho em vídeo #boato

Boato – Vídeo mostra um punhado de um pó branco, que seria cocaína, na mesa de trabalho do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky.

Se arrastando há mais de dois meses, os conflitos da Ucrânia perderam um pouco da atenção da mídia internacional após um início com cobertura incessante. Isso tem feito com que notícias falsas pró-Rússia se espalhem na internet. Como o Brasil está focado em outros assuntos (pelo menos em termos de fake news), são apenas algumas dessas notícias falsas que chegam a circular por aqui. Hoje, vamos falar sobre uma delas.

Um vídeo do presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky em meio a uma reunião virtual tem sido espalhado na internet com um “detalhe”: na mesa dele teria sido filmada uma porção de um pó branco que, de acordo com textos que acompanham os vídeos, seria cocaína. Leia algumas das versões da história que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: ZELENSKY CHEIRA COCAÍNA ENQUANTO A POPULAÇÃO UCRANIANA É FEITA DE ESCUDO HUMANO, PASSA FOME E SEGUE SENDO ASSASSINADA PELO SEU EXÉRCITO. Zelensky faz live com seus parceiros nazistas e torra parte dos 800 bilhões de dólares da ajuda. Não passa de um vagabundo. Versão 2: URGENTE: ATO FALHO. ZELENSKY NUMA LIVE. A PRINCÍPIO PENSEI QUE FOSSE MONTATEM. MAS NÃO É. REPAREM DO LADO ESQUERDO DELE. E NA TELA DA CÂMERA DO MICRO QUE ELE ESTÁ USANDO, É A CÂMERA DELE TRANSMITINDO,TEM UM CARTÃO DE BANCO E UMA CARREIA DE PÓ. DE COCAÍNA. É ISSO QUE OS EUA OTAN DEFENDEM. POR FAVOR REPASSAGEM. REPITO NÃO É MONTAGEM

Vídeo mostra Zelensky com cocaína na mesa de trabalho?

Não demorou muito para a história se espalhar em entre pessoas que apoiam Putin (sim, elas existem mundo afora). Porém, a história que aponta que o vídeo seria um “flagra” não procede. Na realidade, o vídeo apresentado como prova não passa de uma montagem.

As mensagens que circulam online já nos deixam com aquela “pulga atrás da orelha”. Os textos em questão têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que o vídeo é real.

Para além disso, não é de hoje que fake news anti-Ucrânia no contexto da guerra recente circulam na internet. Já desmentimos, por exemplo, que um ataque a uma maternidade da Ucrânia foi forjado, que Putin encontrou “anéis de pedofilia de Biden” no país e, ainda, que um teatro com ucranianos mortos teria sido feito em uma reportagem de TV.

Ao buscar pelo assunto, não só não encontramos nada que comprovasse a tal “cocaína de Zelensky” como também achamos desmentidos sobre o assunto. A AP, a Rolling Stone e sites de outros países (como da França e do Oriente Médio).

Na realidade, o vídeo, que havia sido postado originalmente na própria conta de Volodymyr Zelensky no Instagram, não tem qualquer pó branco. Ele foi inserido digitalmente para fazer a fake news circular. Se você tem alguma dúvida, dê uma olhada na publicação original:

Resumindo: a história que aponta que Volodymyr Zelensky foi flagrado com cocaína na mesa de trabalho em um vídeo é falsa. As imagens que circulam online são fruto de uma montagem feita em cima de um vídeo postado pelo próprio presidente da Ucrânia no Instagram já há algum tempo (mais de um mês).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet