Shakespeare disse “eu sempre me sinto feliz porque não espero nada de ninguém” #boato

Boato – William Shakespeare criou frase que começa com “eu sempre me sinto feliz porque não espero nada de ninguém” e termina com “antes de morrer, viva”.

Fim de ano chegando e muitas pessoas estão fazendo suas respectivas retrospectivas de 2017 (inclusive o Boatos.org, que você pode conferir aqui). No meio dos balanços de fim de ano, muita gente está compartilhando uma frase de motivação. De acordo com textos que circulam online, ela seria de William Shakespeare (escritor britânico que dispensa apresentações).

A primeira parte do texto é a seguinte: “Eu sempre me sinto feliz, sabe porque? Porque eu não espero nada de ninguém, expectativas sempre machucam… a vida é curta, então ame a sua vida, seja feliz… e mantenha sempre um sorriso no rosto”.

A segunda parte do texto usa diversas antíteses para mostrar quais seriam as melhores escolhas da vida: “Viva a vida para você e antes de falar, escute. Antes de escrever, pense. Antes de gastar, ganhe. Antes de orar, perdoe. Antes de magoar, sinta. Antes de odiar, ame. Antes de desistir, tente. Antes de morrer, Viva !!”. Para fechar, há a frase: “Que a última semana de 2017 seja sua melhor semana do ano!!!”.

Shakespeare disse eu sempre me sinto feliz porque não espero nada de ninguém?

A mensagem até pode ser bonita (aí vai da sua opinião) e foi muito compartilhada. Mas será que é mesmo de Shakespeare? Ser ou não ser, eis a questão! No caso, a resposta seria “não ser” ou não é. Vamos aos fatos.

Textos apócrifos atribuídos a pessoas famosas são comuns na internet. No Brasil, os principais “autores” (só que não) de textos são Clarice Lispector, Arnaldo Jabor, Jô Soares e outros. Em língua inglesa, um dos nomes mais fortes neste tipo de boato é justamente o de William Shakespeare.

Com esta informação, fomos buscar pelas frases em inglês. A primeira é a seguinte: “I always feel happy. You know why? Because I don’t expect anything from anyone. Expectations always hurt… Life is short… So love your life… Be happy… And keep smiling…”.

Fomos buscar pela origem da frase e encontramos a “autoria” atribuída Shakespeare apenas em mensagens de internet, memes e meia dúzia de livros de autoajuda (que também começavam com “sempre dizia Shakespeare”). Nenhuma coletânea de frases do autor contém essa frase (você pode pesquisar aqui). Alguns textos chegaram a analisar que não seria do estilo dele fazer esse tipo de poema. Pelo que vimos é um texto apócrifo.

A segunda parte é a seguinte em inglês: “Just live for yourself & before you speak,listen. before you write, think. before you spend, earn. before you pray, forgive. before you hurt, feel. before you hate, love. before you quit, try. Before you die, Live”. Novamente, não há qualquer registro da frase na biografia de Shakespeare.

Ao buscar, chegamos a outro William: o escritor norte-americano (que também foi pastor) William Arthur Ward. Há algumas diferenças nas versões dos textos. Na versão atribuída a Ward, há, no final “before you die, give” (algo como antes de morrer, doe). Ou seja, além de não existir qualquer registro ao britânico, o texto tem (em teoria) “um pai”.

Resumindo: ao contrário do que diz a mensagem que está enxurrando o WhatsApp neste fim de ano, William Shakespeare não é o autor da frase em que diz que não espera nada de ninguém. Em tempo: antes que alguém pergunte, a frase “Que a última semana de 2017 seja sua melhor semana do ano” também não é dele.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

5 comentários em “Shakespeare disse “eu sempre me sinto feliz porque não espero nada de ninguém” #boato

    • 30/12/2017 em 22:35
      Permalink

      Mais um blog de boatos… o cara mostra Shakespeare não era ninguém dizendo que não tem muitas fontes. Mas ao mesmo tempo afirma que ele era analfabeto, que isso era um fato MAS não aponta fontes. Site típico de falastrão que não dá a cara pra bater. Provavelmente mais um frustrado.

      Resposta
  • 30/12/2017 em 00:48
    Permalink

    Alguns comentários :)

    1) Expectativas em relação a outrem não são um problema, desde que nao sejam em excesso e sem bom senso.

    2) A vida de ninguém faz sentido quando a pessoa é o objetivo de si mesma. Existir pra si mesmo é retroceder como ser humano.

    3) A Felicidade está no fim da busca. Quem busca felicidade sempre terminará insatisfeito, pois a felicidade não é algo que pode ser conseguido de fora pra dentro. Felicidade nao é “só serei feliz Se…Felicidade é “sou feliz apesar de”. Felicidade é Contentamento.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)