Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra tentativa de assassinato do príncipe herdeiro da Arábia Saudita hoje #boato

Vídeo mostra tentativa de assassinato do príncipe herdeiro da Arábia Saudita hoje #boato

Vídeo mostra tentativa de assassinato do príncipe herdeiro da Arábia Saudita hoje, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, sofreu tentativa de assassinato. Vídeo que mostra ele sendo salvo pelo Exército do país viralizou. 

O conflito entre Estados Unidos e Irã, que se intensificou após um ataque com drones que resultou na morte do general iraniano Qasem Soleimani, em Bagdá, no Iraque, tem preocupado os líderes de outros países.

Em especial, Israel e Arábia Saudita, aliados dos Estados Unidos e que, recentemente, foram ameaçados pelo Irã, em resposta ao ataque a Soleimani. E de acordo com uma história que viralizou nas redes sociais, a Arábia Saudita já está sentindo os efeitos do conflito.

Segundo um vídeo que acompanha as publicações, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, teria sido alvo de uma tentativa de assassinato. As imagens mostram um homem árabe saindo de um carro e acompanhado do Exército. Ao sair do veículo, o homem cumprimenta outra pessoa que também o acompanha à entrada de um local. Antes de chegar ao destino, tiros são ouvidos e, rapidamente, o Exército coloca o homem dentro do veículo novamente. Tanto o carro como o restante do comboio militar partem em alta velocidade.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

“Tentativa de assassinato do Príncipe herdeiro da Arábia Saudita hoje em Riyad. O bicho pega para aquelas bandas”, diz uma das versões da história que circula online. “Tentativa de assassinato do Príncipe herdeiro da Arábia Saudita hoje em Riyad”, aponta outro (mais modesta). Assista ao vídeo:

Vídeo mostrou a tentativa de assassinato do príncipe herdeiro da Arábia Saudita hoje?

O vídeo foi compartilhado diversas vezes, em parte, por muita gente achar que “o bicho está pegando” no Oriente Médio, por outra, para mostrar a eficiência da segurança da Arábia Saudita. Mas será que a história de que um vídeo mostraria uma tentativa de assassinato do príncipe herdeiro da Arábia Saudita é real? A resposta é não!

Vamos aos detalhes! O vídeo é realmente chocante, mas não mostra nada do que é dito pelas publicações. Para começo de história, as mensagens seguem aquele velho roteiro de boatos online: são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis. Além disso, não encontramos nenhuma informação sobre o assunto em veículos de comunicação.

Além disso, diversas fake news sobre a tensão no Oriente Médio surgiram nos últimos dias, como a história que dizia que Bolsonaro teria convocado reservistas brasileiros para defender os EUA na 3° Guerra Mundial, no Irã. Bem como a equipe do Boatos.org já desmentiu diversas histórias envolvendo “maravilhas” desenvolvidas para a guerra, como a história que apontava que um robô de guerra teria sido apresentado em uma feira de artigos militares nos Emirados Árabes e, por fim, a que dizia que um vídeo teria flagrado o sistema antimíssil de Israel em ação.

Resolvemos, então, procurar por mais informações sobre o vídeo e chegamos à verdade. Descobrimos o mesmo vídeo já foi usado em outros boatos internacionais. Em um deles, a história afirmava que o porta-voz do Parlamento do Kuwait, Marzouq Al-Ghanim, teria sofrido um ataque. Já em outro, a história afirmava que um sultão do Omã teria sido alvo do ataque.

Entretanto, a verdade é que as imagens mostram um exercício militar. O vídeo registrou uma simulação do Kuwait Emiri Guard, uma unidade de combate de elite das Forças Armadas do país, durante a 5° Exposição de Defesa e Aviação do Golfo, realizada entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2019.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra o príncipe herdeiro da Arábia Saudita sofrendo uma tentativa de assassinato é falsa! O vídeo, na verdade, mostra uma simulação em um evento militar, no Kuwait, e não tem nada a ver com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita Mohammad bin Salman. Ou seja, a história não passa de boato. Não compartilhe!

P.S.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/39Tje3u