Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Robô gigante de combate é apresentado em feira de artigos militares nos Emirados Árabes #boato

Robô gigante de combate é apresentado em feira de artigos militares nos Emirados Árabes #boato

Boato – Vídeo mostra robô gigante de combate que foi apresentado em feira de artigos militares nos Emirados Árabes Unidos.

Filmes e séries como Eu, Robô, Transformers e Homem de Ferro mexeram com o imaginário de muitos adolescentes e adultos. E os famosos robôs das franquias continuam fazendo muito sucesso.

O fato é que os robôs sempre despertaram a curiosidade e alimentaram o sonho de um dia podermos conviver com eles. Mais do que isso, a esperança de que, algum dia, eles também pudessem realizar atividades cotidianas.

E bem, segundo um vídeo que anda circulando nas redes sociais, os fãs de robôs e filmes de ação podem ficar animados (ou com medo). De acordo com as imagens, um robô gigante de combate foi apresentado em uma feira de artigos militares nos Emirados Árabes Unidos e causou verdadeiro frisson. Confira o texto e o vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “Robô na Feira de Artefatos Militares nos Emirados Árabes Unidos, para quem achava impossível está aí, já e realidade…”. Versão 2: “Feira de artigos Militares nós Emirados Árabes, Unidos.O sheikh Mohamed Bin Zayed Bin,sultão Al nahyan  comumente conhecido como Mbz príncipe herdeiro de Abu Dhabi vici presidente supremo das forças Armadas apresenta o robô de combatê assustador, pronto para uma possível guerra mundial”.

Robô gigante de combate é apresentado em feira de artigos militares nos Emirados Árabes?

O vídeo causou verdadeiro frisson nas redes sociais. Mas será que o vídeo realmente mostra um robô de combate pronto para ser utilizado em uma guerra? A resposta é não e a explicação você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, as mensagens seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas, alarmistas (chegam a mencionar até uma possível guerra mundial), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis. Além disso, procuramos por mais informações sobre o assunto na rede, mas não encontramos nada.

Outro ponto que levanta uma desconfiança bem grande são as próprias imagens do robô. No vídeo, ele aparece dançando e brincando com os curiosos e, em nada, parece ser um protótipo “do mal”.

As desconfianças são confirmadas quando resolvemos procurar por notícias sobre a feira militar citada nas mensagens. Descobrimos que, de fato, o robô fez uma aparição na Exibição Internacional de Defesa de Dubai, nos Emirados Árabes. A feira é uma exposição de armamentos bélicos e tecnologia de guerra, que ocorreu em fevereiro de 2019.

Mas, por outro lado, o robô não tem nada a ver com uma arma de combate. O simpático protótipo, na verdade, tem nome: Titan. E, ao contrário do que diz a mensagem, ele tem apenas a função de entreter o público. Titan, inclusive, já participou (como atração e não correndo, claro) do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Abu Dhabi, em 2018.

A informação de que Titan é apenas um robô para entretenimento é facilmente confirmada no site oficial do protótipo. Na plataforma, a empresa responsável pela criação de Titan classifica o robô como “o futuro do entretenimento”.

Em resumo: a história que diz que um robô de combate foi apresentado em uma feira militar nos Emirados Árabes é falsa! Na realidade, o simpático robô chamado Titan foi desenvolvido apenas para entretenimento e foi ao evento apenas para divertir o público. Ou seja, a história não passa de balela! Não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.