Vídeo mostra Venezuela em guerra civil no ano de 2021 #boato

Boato – Vídeo de 2021 mostra que a Venezuela está em guerra civil. A esquerda brasileira não fala nada e grande imprensa não divulga.

As últimas pesquisas de opinião mostram uma queda de popularidade Jair Bolsonaro. Talvez seja por isso que mensagens de “mobilização à militância” do presidente tem circulado na internet. Uma aponta que, se aqui está ruim, na Venezuela está pior.

Um vídeo que mostra confrontos de manifestantes contrários ao presidente Nicolás Maduro e a chamada Guarda Nacional Bolivariana está circulando na internet junto com a informação de que o vídeo seria atual e que mostraria que o Venezuela está em “guerra civil” em 2021.

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

As imagens do vídeo (que não será exibido aqui) mostram manifestantes nas ruas sendo reprimidos por jatos de água da GNB, se organizando em piquetes e atacando os carros das forças de segurança com coquetéis molotov. Leia algumas das mensagens que circula online:

Versão 1: A Venezuela esta em guerra civil. O povo sem direito, sem saúde e com fome não aguentou mais. Aqui nenhum partido de esquerda ou a grande imprensa divulga isso. Você que apoia o socialismo ou comunismo, pense bem. É isso que voce quer para seus filhos, netos e bisnetos? Os últimos acontecimentos mostra que o BRASIL caminha no rumo de Cuba e Venezuela. Ainda dá tempo de refletir e mudar.

Versão 2: Observem que o canhão de água, precede os motociclistas. Estes são os responsáveis pelo abate das pessoas Observem também, zero armas de fogo em mãos dos manifestantes. No entanto, não recuam e atacam com coquetéis molotov. Acho que somos um povo criativo só para memes e piadas. Versão 3: Venezuela 🇻🇪 em guerra civil. Nenhuma palavra da esquerda Brasileira, especialmente PT, PSOL e PDT

Vídeo mostra Venezuela em guerra civil no ano de 2021?

O vídeo se espalhou em diversos grupos no WhatsApp de pessoas simpáticas a Bolsonaro. Em alguns casos, havia a “sugestão” de que fizéssemos isso no Brasil. Em outros, havia uma mensagem subliminar de que não podemos deixar o “Brasil virar uma Venezuela”. Independentemente da intenção, uma coisa é fato: o vídeo não mostra uma “guerra civil de 2021″ na Venezuela.

Três fatores já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação que circula nas redes sociais. O primeiro está na própria mensagem. Ela tem características de boatos online como ser alarmista e não citar nenhuma fonte confiável que comprove que o vídeo seja recente.

O segundo está no histórico deste tipo de boato (vídeos e imagens da Venezuela retirados de contexto). Já desmentimos, por exemplo, vídeos que falavam que um guarda da GNB atirou em seu coronel e que Maduro mandou fechar igrejas no país.

O terceiro ponto está na ausência de notícias recentes que apontem para grandes confrontos de rua na Venezuela. Apesar de o país, de acordo com observadores internacionais, estar longe de ser uma democracia e, sim, existir insatisfação de diversos setores com Maduro, não há registros de grandes protestos no país. Lá, como cá, a principal preocupação é com a pandemia.

Com isso, nos coube a buscar pelo vídeo. E aí descobrimos que, apesar de ser da Venezuela, ele é antigo. A montagem de imagens circula na internet, no mínimo, desde 2018 (como mostra esse vídeo). Mais do que isso, uma das imagens (da pessoa jogando o coquetel molotov em guardas) é, exatamente de maio de 2017.

Resumindo: o vídeo que está circulando como se fosse da “guerra civil” na Venezuela em 2021 é antigo. É claro que a situação no país não é confortável, todavia não há qualquer relato de grandes confrontos em protesto contra Maduro nos últimos dias.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3tP2fIR
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet