Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra biblioteca de Marselha (França) que foi queimada por manifestantes #boato

Vídeo mostra biblioteca de Marselha (França) que foi queimada por manifestantes #boato

Vídeo mostra biblioteca de Marselha (França) que foi queimada por manifestantes, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra a biblioteca de Alcazar, em Marselha, sendo incendiada por manifestantes contrários a ações da polícia da França.

Desde quando a polícia da França matou um adolescente negro durante uma desastrada ação, as ruas do país têm sido tomadas por protestos. Algumas das manifestações têm descambado para ações violentas. Neste sentido, um vídeo começou a circular na internet.

A imagem mostra um prédio tomado por chamas. Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que o ocorrido havia sido fruto de ataques a uma biblioteca na cidade de Marselha, a Alcazar. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Versão 1: Os manifestantes queimaram a maior biblioteca da França. A biblioteca Alcazar em Marselha incluía um arquivo de um milhão de arquivos historicamente significativos. Versão 2: França Os “manifestantes” destruíram a maior biblioteca da França com fogo. A Biblioteca Alcazar em Marselha incluía um arquivo de um milhão de documentos raros e históricos.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 3: Em Marselha, “franceses” queimaram uma das maiores bibliotecas da França. A coleção da Biblioteca Alcazar continha quase um milhão de documentos, 350.000 dos quais eram de domínio público. Em particular, manuscritos medievais e edições únicas, eram mantidos aqui. Leiam o 1984.

Em Marselha, “franceses” queimaram uma das maiores bibliotecas da França.

A coleção da Biblioteca Alcazar continha quase um milhão de documentos, 350.000 dos quais eram de domínio público. Em particular, manuscritos medievais e edições únicas, eram mantidos aqui.

Leiam o 1984. pic.twitter.com/O3t7OgiJ63

— E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? ☭ (@AQUELECARA) July 5, 2023

Análise da mensagem que circula online

Vimos a mensagem circulando, principalmente, por redes sociais como o Twitter, TikTok e em aplicativos como o WhatsApp. Assim como um boato clássico, a mensagem tem caráter alarmista, erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove que o local é mesmo a biblioteca de Marselha.

Não é de hoje que vídeos são manipulados para satisfazer narrativas ao bel-prazer. Já desmentimos fake news que apontavam para casos que teriam ocorrido na Argentina, no Brasil (obviamente) e, inclusive, na França.

Ao olhar para o conteúdo, separamos as seguintes perguntas que serão respondidas a seguir: 1) O prédio que está no vídeo é da biblioteca de Marselha? 2) Houve algum tipo de conflito no local? 3) A biblioteca de Alcazar foi destruída?

O prédio que está no vídeo é da biblioteca de Marselha?

Não é (e aí está o cerne da fake news). O vídeo começou a circular na internet em meio aos protestos na França em diversos idiomas. Em inglês, a história foi desmentida, por exemplo, pelo site FullFact. O site, na checagem, apontou que o vídeo em questão é, na realidade, de um incêndio ocorrido no posto dos correios de Manila (Filipinas). O incêndio ocorreu no mês passado.

Houve algum tipo de conflito em Marselha?

Um dos motivos que fez a história viralizar está no fato de ter ocorrido incidentes que resultaram em vandalismo na biblioteca de Alcazar. Os protestos ocorreram em frente ao local no dia 29 de junho de 2023.

A biblioteca de Alcazar foi destruída?

Apesar dos protestos, os danos foram bem menores do que foi apresentado no vídeo. Nem o local foi completamente destruído (as avarias ficaram na fachada do local) tampouco as obras foram destruídas.

Resumindo: é falso que o vídeo que viralizou na internet mostre a biblioteca de Marselha sendo destruída. As imagens são de Manila, nas Filipinas, e as avarias no local foram bem menores do que a apresentada no vídeo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm