Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Prédio da Pfizer é cercado em Paris em protesto contra vacinas em 2023 #boato

Prédio da Pfizer é cercado em Paris em protesto contra vacinas em 2023 #boato

Prédio da Pfizer (Paris) cercado em protesto contra vacinas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra as pessoas cercando o prédio da Pfizer em Paris em 2023. O motivo da manifestação são as “mortes pelas vacinas”.

A França passa por diversos protestos da população por conta da decisão do governo de Emmanuel Macron de aprovar mudanças em regras de aposentadoria com apenas uma “canetada”. Em meio a esta situação, grupos antivacinas estão viralizando uma suposta denúncia.

Um vídeo de pessoas protestando nas ruas está circulando junto com uma mensagem que aponta que se trataria de um protesto de pessoas contra “os efeitos colaterais” das vacinas. Mais do que é isso: é dito que o protesto ocorreu agora em 2023. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Prédio da Pfizer cercado em Paris. O povo grita assassinos, devido às milhares de mortes. E efeitos colaterais da vacina. Isso a globo lixo nunca vai mostrar.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Prédio da Pfizer é cercado em Paris em protesto antivacinas de 2023?

As imagens se espalharam com todas as forças entre grupos antivacinas (que, infelizmente, continuam com as suas ideias tortas). Porém, não há protestos desta magnitude contra vacinas em 2023 na capital da França e o vídeo sequer é de Paris.

A mensagem, o histórico e uma busca pelo assunto revelam a farsa. Assim como um “bom boato”, a mensagem que circula online é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove a história.

Não bastasse isso, o que não falta é vídeo com descrição errada com o puro intuito de defender o discurso antivax (o que é péssimo). Um exemplo clássico é de um vídeo de protestos no Cazaquistão que foi acompanhado por mensagens que falsamente apontavam que as vacinas eram a motivação.

Ao buscar pelo assunto, nada encontramos sobre protestos com descrição em questão. Houve, sim, em 2021, alguns protestos de grupos negacionistas contra o passaporte vacinal no país. Porém, a magnitude dos protestos foi bem menor do que foi apresentado no vídeo.

Ao buscar pelo vídeo, chegamos à verdade. Na realidade, o vídeo, como mostra este conteúdo do Projeto Comprova, as manifestações em questão ocorrem em 2022 na cidade de Estocolmo (na Suécia).

Agora, em 2023, a França vive uma série de manifestações. Porém, elas são relacionadas à aprovação na mudança das aposentadorias no país. Ou seja: na da ver com vacina ou Pfizer.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que houve um protesto na França em 2023 contra as vacinas no prédio da Pfizer. Trata-se de uma fake news antiga no qual é utilizado outro vídeo e uma situação atual totalmente fora de contexto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso