Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra vulcão Sinabonga (Sinabung) em erupção na Indonésia #boato

Vídeo mostra vulcão Sinabonga (Sinabung) em erupção na Indonésia #boato

Boato – Vídeo mostra momento exato da erupção do vulcão Sinabonga (Sinabung) na Indonésia em junho de 2019. Imagens são impressionantes.

Neste ano, muitos dos boatos da categoria “mundo” são relacionados a vídeos retirados de contexto. Há poucos dias, desmentimos a história que falava do brinquedo Gyro Drop na Coreia do Sul. Hoje, vamos falar de mais uma história relacionada ao continente asiático.

Desta vez, um vídeo viral aponta que a erupção do vulcão Sinabonga (ou Sinabung, em algumas versões) rendeu imagens incríveis flagradas por uma câmera de segurança. Assista ao vídeo e leia duas versões da história que circula online:

Confira o desmentido em vídeo

Versão 1: Vulcão Sinabonga da Indonésia, depois de 4 séculos inativo, entrou em erupção neste domingo, 09/06/19. Uma câmera de segurança filmou a partir das 04:28h todo momento até a sua explosão. Observa que há um deslocamento de ar gigantesco, chegando a quebrar vidraças. Assista até o final, depois das cinzas.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 2: Vulcão Sinabonga – Indonésia – 09 de Junho 2019 – 04:28 hs. Foram 17 km de altura de cinzas e 3 km de piroclastos. Este vulcão fica no norte da ilha de Sumatra. Incrível este vídeo. Veja até o fim !! Depois da tela preta.…

Vídeo mostra vulcão Sinabonga (Sinabung) entrando em erupção na Indonésia?

Quem assistiu ao vídeo não pode negar que as imagens são impressionantes. Mas será mesmo que ele é relacionado a uma erupção na Indonésia ou mesmo a uma erupção real de um vulcão? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Antes de falar do caso em si, precisamos apontar para detalhes que nos fazem ficar desconfiados da informação. 1) A mensagem tem características de boatos como ser vaga, alarmista, ter erros de português e não citar nenhuma fonte confiável. 2) Não achamos nenhuma fonte confiável relacionando o vídeo ao vulcão.

Ao buscar mais detalhes sobre o assunto, descobrimos que, de fato, houve uma erupção no vulcão chamado Sinabung (e não Sinabonga) na Indonésia. Matérias, como essa do Jornal Hoje ou como essa da agência TRT, apontam que há contradições entre o que está descrito na mensagem e o que realmente aconteceu: a fumaça chegou a 7 mil metros de altura (e não a 17 km), o vulcão não entrava em erupção há dois anos (e não 400 anos).

Mas não é só isso, o vídeo que circula online nada tem a ver com o ocorrido. Para solucionar essa questão, contamos com a ajuda do leitor Sandro Ahouagi que, por e-mail, nos informou que as imagens são “na verdade, uma simulação feita em computador em 2015 para mostrar os efeitos da erupção de um vulcão na Nova Zelândia”. Ele nos enviou um link do The Mirror falando sobre o assunto.

Resumindo: o vídeo que viralizou na internet não é da erupção do vulcão Sinabung (e tampouco do vulcão Sinanbonga, que sequer existe). As imagens são de uma simulação feita na Nova Zelândia e estão sendo compartilhadas (só para variar) de forma distorcida.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.